Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Cães Saudáveis? Muitas dúvidas

O que devo fazer? Eu vou dar o máximo de informações sobre os meus cães. Vou falar como é o dia-dia dos dois: Duk(vira-lata), Procedência – A mãe aparenta ter boa saúde física, ela tem cerca de 2 anos, acho que ela nunca foi vacinada contra nenhum tipo de doença e nem foi vermifumigada, vive solta na rua, mas quanto ao aspecto da alimentação, tem uma dona que cuida muito bem dela. Duk chegou na minha casa em 10 de novembro, com 29 dias, coloquei-o dentro de casa. Estava bem de saúde aparentemente, brincava, mas dormia muito, estava se adaptando muito bem a casa. Desde que chegou em casa, o seu nariz era molhado e de vez enquando escorria um liquido incolor, tipo uma corize no ser humano, também notei que costuma arrastar o anus no chão. Suas fezes no meu entender era normal (não era mole). Ele também tinha remela amarelada nos olhos. Três dias depois ele ficou bastante apático e fraco, não queria brincar nem comer. Eu o levei ao vet., ele disse que o cão estava com anemia profunda e verme, receitando Mebendazol (2,5 ml, 2 vezes ao dia durante 3 dias) e um

Antitoxico e disse que eu desse fígado a ele. Dei bastante água de coco (a força, por que ele não queria se alimentar), e também dei o remédio receitado, durante três dias. Quando terminei de dar o remédio, Duk começou a colocar vermes mortos pelas fezes(parecido com minhocas). Depois desse dia ele ficou muito bem, brincava sem parar. Ele come tudo o que vê pela frente (palito de fósforo, papel, roe as paredes, come a grama do jardim, come areia, lambe o chão). Ele não gosta muito de ração nem leite, (a antiga dona dava comida humana para ele, e quando chegou em casa, eu estava dando fígado, ovo, frango). A dieta dele é a seguinte: Pela manhã eu dou leite (farinha Lactea e Neston) ele não gosta muito. A tarde dou ração em pó e misturo com o arroz, ovo e o frango, ele come bem. A noite dou o mesmo que a tarde. E de vez enquando ele come ração nos intervalos das refeições. Dez dias depois que eu terminei a primeira dose do remédio de verme, nas fezes apareciam vermes vivos .No dia 26/11/98, comecei a repetir a dose do remédio de verme, Duk está sem apetite e magro, mas continua brincando sem parar, durante esse tempo ele vive comendo porcarias, nem eu sei o que ele comeu. Essa é a vida de Duk.

Ralf (Doberman). Chegou em casa 20 de novembro, Os pais deles pareciam estar saudáveis. Os filhotes eram muito assustados, até mesmo com a mulher que cuidava deles. Eu acho que ele era muito maltratado. No dia 29 ele faz dois meses. Chegando em casa ele estava muito assustado e chorava muito (Tive que aguentar umas boas do meu vizinho). Ele tem a cauda cortada, uma aparência muito robusta, mas é todo desengonçado. Ele tinha a barriga muito grande, depois passei a dar Mebendazol para ele, com uma dosagem de 5 ml. A barriga dele diminuiu um pouco, mas eu não encontrei vermes em suas fezes(ou os vermes eram diferentes dos de Duk). A medida que o tempo foi passando Ralf se sentiu mas seguro e não estava mas com medo. Ele come bastante, mas também tem remela nos olhos e tem a ‘corize’ (secreção). Seu pêlo não tem nenhum problema. Ele não tosse, não vomita, não tem fastio, brinca muito. Ele escorrega muito no piso, e por isso vive caindo.

Eu sei que é bastante difícil, fazer um diagnostico sem ver o paciente. Mas o que estaria acontecendo com Duk e Ralf?
Qual os sintomas que mostram que um cão esta com febre?
É normal um filhote ter o nariz úmido?
Aqui em João Pessoa, é difícil encontrar um veterinário competente, devido principalmente a não existir um curso de veterinária aqui.
Os números são de veterinários diferente que levei Duk e Ralf

Pablo

Caro Pablo, agradeço o contato e o seu voto a nosso favor. Quando a seus animais, vamos tentar resumir algumas informações:

* A presença de corrimento ocular pode ser indicativa de processo respiratório
* A inapetencia e a apatia podem ser sinais de que algo nao vai bem com a saude dos cães
* “Barriga”grande pode ser doença parasitaria ou dilatação de visceras abdominais por problemas alimentares
* O nariz deve ter certa umidade, mas nao pode ter corrimentos
* Apetite depravado é tambem sinal de doença digestiva

Recomendo portanto que consulte um clinico veterinário de sua cidade, aprenda a confiar nele, pois ele poderá orientá-lo na criação de seus animais.
Deve-se estabelecer um esquema de tratamento partindo dos exames clinicos
detalhados, exames laboratoriais e estabelecimento de um manejo adequado dos cães. Portanto:

1- exame clinico,
2- exames laboratoriais ,
3- normas profilaticas e
4- normas de manejo,

com isso, com certeza seus cães tornar-se-ão saudáveis.
Caso persistam as dúvidas, peço novo contato.
Um abraço,

Dr. Clélio Costa Carreira – Campinas – SP