Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Como conter um leão

Caro Amigo,

Meu nome é Marcelo Maciel e eu sou 1ª ordm; Tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. No nosso trabalho nos deparamos inumeras vezes com missões de captura e transporte de animais, a maoria de pequeno a médio porte. Porém, há algum tempo atrás o Corpo de Bombeiros foi acionado para capturar uma Leoa fugitiva de um circo, o que despertou o interesse do Comando em se preparar melhor para esses tipos de ocorrências de maior porte. No intuito de assessorar o Comando do Corpo de Bombeiros, eu estou tentando conseguir informações sobre captura e transporte de animais selvagens, particularmente sobre uma espingarda lançadora de dardos tranquilizantes, que seria adquirida com a verba do Corpo de Bombeiros mas seria utilizada por todos os órgão públicos que trabalhassem com animais no estado, haja vista que não existir algo do gênero nesta região, ou pelo menos não é do nosso conhecimento. O nosso estudo conta com o apoio do Horto Zoobotânico de Dois Irmão ( PE ) mas que infelizmente não tem informações sobre o equipamento supracitado. Se você possuir alguma informação sobre este ou outros equipamentos do gênero, elas seriam de grande utilidade no cumprimento de minha missão.

atenciosamente,

Marcelo Maciel

Prezado Tenente Marcelo,
A espingarda que vocês precisam é da marca Cap-Chur. É produzida nos Estados Unidos, assim como todos os acessórios: dardos de diferentes tamanhos, agulhas e espoletas. É um equipamento resistente e prático. Os dardos são de alumínio leve. Calcula-se o volume de anestésico e então usa-se o dardo mais adequado, bem como a carga explosiva (festim) mais adequada para a distância que pretende-se atirar. Se o animal está próximo,
utiliza-se uma carga fraca. Existem cargas para pequena, média e longa distância. Esta espingarda é indicada para animais grandes, do tamanho de um cão médio para mais. Não pode ser usada em aves ou outros animais menores. A empresa produtora possui folders com a descrição da arma e acessórios com os respectivos preços. Para fazer a importação é necessária a aprovação do Ministério do Exército, bem como deve ser feito o desembaraço alfandegário. Pode ser um processo um pouco demorado. Existe outro equipamento também utilizado em contenção, que é da marca Teleinject, também produzida nos Estados Unidos. Os dardos são de plástico, como seringas de injeção hipodérmica. A espingarda funciona a ar comprimido. Não acho que esta seja a opção mais adequada para capturas a campo. É adequada para contenções em zoológicos apenas. Usei durante vários anos a espingarda Cap-Chur no Zoológico de Curitiba e os principais zoológicos do Brasil possuem uma espingarda dessa marca. Não tenho aqui o endereço da Cap-Chur, sugiro então que o solicite ao biólogo Luiz Roberto Francisco, do Zoológico de Curitiba. Se tiver dificuldade em obter o endereço e fax da referida empresa, por favor, me avise. Acredito que não tenha surgido nenhuma empresa nacional que esteja fabricando espingardas de contenção. Sucesso em seu trabalho.

Dr. Zalmir Silvino Cubas
Diretor do Parque das Aves Foz Tropicana
Foz do Iguacú – SP