Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Contenção e Vacinação




logo_fazenda

Equinos:

Vacina subcutânea: pode-se fazer subcutâneas em qualquer local, de preferência em partes de mais fácil acesso (perto da virilha). Dependendo do animal, a vacina subcutânea deverá ser feita como uma intramuscular, isto é, primeiro bater na agulha, depois inserir a seringa.

Vacina intramuscular: pode ser feita na coxa, por trás ( ângulo de 90ºC ), na altura da garupa, na tábua do pescoço. Deve-se primeiro bater a agulha, depois inserir a seringa.
Observação: bater com força na agulha para que esta perfure o local da aplicação.

Vacina venosa: primeiramente garrotilhar o animal (esperar aparecer a artéria), depois pegar a artéria sem a seringa e sem bater a agulha. Após pegar a artéria, soltar o garrote e inserir a seringa (a artéria mais comum é a jugular) de baixo para cima.
Observação : sempre que for abordar o eqüino, tampar os olhos dele. Para contê-lo, o ideal é construir um brete.

Mão de amigo: para se fazer uma mão de amigo, é preciso que empurre o cavalo na altura da escápula, esperar que ele levante a pata, que você aproveita para segurar; assim o animal perderá o apoio necessário para se defender (coice).

Suínos:

Vacina subcutânea: atrás da orelha e acima das vértebras cervicais (adultos) e entre o umbigo e a virilha e na prega do joelho ( jovens).
Vacina intramuscular: tábua do pescoço (adultos). Músculo da coxa (jovens).
Vacina intravenosa: veia auricular ou do pavilhão auricular (orelha); garrotilhar a base da orelha e pegar a veia pelo lado externo da orelha, depois soltar o garrote e aplicar.

Bovino:

Vacina subcutânea: pode-se fazer a vacina sub-cutânea em qualquer local, desde que consiga levantar a pele ( couro). Região mais usada é o lombo.
Vacina intravenosa: primeiramente garrotilhar o animal; em boi, o garrote é a corda. Depois pegar a artéria sem a seringa. Para isto, é preciso bater perpendicularmente (máximo 2 batidas) com a agulha; esta sempre de metal; após pegar a artéria, soltar o garrote e inserir a seringa.
Observação: no boi, em todos os tipos de vacina, deve-se bater a agulha e depois inserir a seringa.

Para conter o bovino:

Peia: uma corda amarrada acima do jarrete.
Alicate: alicate que aperta a parede divisória do nariz, isso faz com que o animal permaneça parado pela dor.

Derrubar o bovino: fixar uma corda em um ou nos dois chifres, cruzar essa corda na parte do lombo, descer a corda e cruzar a mesma embaixo. Na parte do peito, subir a corda e cruzar a mesma em cima, na parte das costelas, descer a corda e cruzar a mesma embaixo, depois puxar firme; manter a cabeça do animal sempre baixa.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe