Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Desmaios

Neste sábado, deixamos nossa cachorrinha, uma bichon frisé, de um ano e meio de idade numa clínica veterinária, onde a mesma constumava ficar quando viajávamos, ou para consultas e vacinas. Na segunda-feira, quando fomos buscá-la, simplesmente nos informaram que a mesma havia morrido. Disseram que não tinham explicação, para o ocorrido, que haviam dado banho nela, secado, colocado na gaiola e quando foram ver ela estava sem vida. Dada a nossa revolta e inconformismo, concordaram em mandar a Vicky para autópsia na Faculdade de Veterinária de Lages/SC (moramos em Joinville. Digo
concordaram, pois esta idéia partiu de nós, que somos leigos e nos encontrávamos em total estado de desespero pelo ocorrido. Poe favor, ajudem-me a entender o que aconteceu e garantir que nos seja dada uma resposta sobre o ocorrido.

1. É normal um cachorro morrer de “mal súbito”, quando não tinha nenhum sintoma que identificasse anormalidade. Aliás, há um ano atrás, na própria clínica, disseram que ela teve um dismaio. Nunca verificamos nela qualquer comportamento que denunciasse anomalias, ao contrário ela era muito alegre e esperta.
2. Como posso fazer para garantir que a autopsia seja efetivamente realizada?
3. Haveria um meio dessa autópsia ser acompanhada por veterinários? Vocês conhecem o pessoal de Lages?

Conto com a ajuda de vocês. Grata.

Christina

Christina,
O fato de seu cão ter um desmaio há muito tempo, talvez seja o princípio de algo que pudesse ser preocupante. Distúrbios relacionados com “desmaio” pode ser por stress (provoca taquicardia ); infarto do miocárdio; lesão no Sistema nervoso (tumores ou defeitos congênitos); problemas cardíacos (defeitos de septos ou congênitos). O fato de fazer uma necrópsia descritiva para saber a causa, é um fator bastante importante. Um entidade como a Faculdade ou um laboratório particular com certeza é muito confiável. Toda e qualquer necrópsia de animais é necessário a presença do médico veterinário (patologista ou não) para emissão de um laudo assinado.

Dr. Wagner L. H. Toyama – Campinas -SP