Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

E por que ele se coça tanto?




logo_caes_gatos

destaque_alergiasO seu cão ou o seu gato já teve episódios daquela coceira incômoda? E você conseguiu descobri por que ele estava assim?

O certo é que o prurido é um sintoma que pode ser oriundo de diversas causas: desde uma irritação momentânea na pele causada por um agente específico (físico, químico ou biológico) até alterações comportamentais e doenças mais graves.

É por este motivo que não há uma solução definitiva para tratá-la. É necessário descobrir a causa para que o sintoma seja também eliminado.

Uma das causas mais comuns é a infestação pelos ectoparasitas (pulgas e carrapatos). As pulgas ao picarem o animal para sugar seu sangue, deixam ali sua saliva e isso causa uma reação que leva a coceira. Além disso, alguns animais podem ter uma sensibilidade maior a essa picada e desenvolver a chamada dermatite alérgica a picada de pulgas, a alergia mais comum. É importante ficar bastante atento porque além de causar coceiras, as pulgas podem transmitir alguns parasitas como, por exemplo, o Dipylidium caninum. Este verme chato, que parece um grãozinho de arroz ao ser eliminado nas fezes, causa diarreias, dores abdominais, redução do apetite, perda de peso e prostração e a intensidade desses sinais vai depender da quantidade de parasitas que houver no organismo do cão. Já os carrapatos, além da coceira, também podem transmitir a erliquiose e a babesiose.

As bactérias podem causar piodermites que além de causarem coceira são responsáveis por lesões na pele, úlceras, que podem ser purulentas. Neste caso, o médico veterinário irá fazer o tratamento com antibióticos específicos. Fungos também podem causar doenças na pele.

E quem já não ouviu falar da famosa sarna? A sarna é causada por ácaros e há diversos tipos: a sarcóptica (causada Sarcoptes scabei), a otodécica (conhecida como sarna de ouvido e causada pelo Otodectes cynotis) e a sarna negra, chamada demodécica, que é desencadeada por predisposição genética, não é contagiosa e não produz coceira.

Além da dermatite alérgica a picada de pulgas, outras hipersensibilidades como a alergia alimentar (de que já tratamos aqui) e a atopia (reações alérgicas a pólen, poeira e outros agentes) também podem levar os animais a se coçarem.

E não para por aí! Prurido pode ser sinal clínico de patologias sérias, como as neoplasias. Então, fique bastante atento! Se a coceira do seu amigo for persistente a identificação da causa é fundamental. Estas coceiras podem ser a manifestação de casos mais complicados que necessitam de acompanhamento e tratamentos adequados e específicos.

Adriana Aquino
Médica Veterinária, Dra. em nutrição de cães e gatos