Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Hamster com queda de pêlo

Ola!!

Estou com problemas com meus Hamsters.
Possuo 3 animais que estão instalados em um aquário de 1m X 1m. São um casal e um macho jovem. O macho mais velho esta apresentando acentuada queda de pelos na região das costas e se coçando com muita frequência.
A alterações que ocorreram recentemente foram:

1. Mudança do tipo de ração: segundo o pet shop que me forneceu, ela é apropriada, apesar de possuir alguns grãos diferentes da que eu estava acostumado.
2. Removi os “brinquedos” que eles utilizavam, pois eram de má qualidade.
3. A fêmea entrou no cio que já se encerrou.
4. Eles estão dormindo à noite, o que geralmente não fazem.

Como começei a criá-los recentemente, movido pelo desejo de meus sobrinhos, não possuo experiência alguma no assunto. Por favor enviem-me uma orientação para a solução desse problema.

Antecipadamente agradecido.

Carlos Alexandre

Prezado Carlos Alexandre,
A queda de pelo, também conhecida por alopécia, pode ser causada pelos seguintes fatores, dentre outros:

1) queda natural de pelo, que ocorre principalmente nos mêses de verão e outono, ou em períodos muito quentes. Nesse caso é uma ocorrência normal.
2) por idade avançada. Os hamsters vivem em média 2 anos e meio. Se seu animal está em idade superior a um ano, poderá apresentar queda de pelo.
Nesse caso, a queda ocorrerá no abdômen, pernas e ancas.
3) alopécia patológica por infecção por bactérias, micoses, alergias, sarnas, ácaros de pelo e dieta não balanceada. As dermatites bacterianas são normalmente purulentas, a pele fica bastante inflamada e pode formar crostas ou feridas. As micoses causam alopécia normalmente em padrões circulares. As alergias causam prurido (coceira) e podem evoluir para dermatites bacterianas. Os ácaros de pelo são pequenos e podem ser vistos se movimentando no pelo (uma lente de aumento ajuda no exame). As sarnas causam coceira e ocorrem nas costas, podendo evoluir para o focinho, rosto e patas dianteiras. Evoluem para feridas e crostas. Os ácaros causadores da sarna podem ser facilmente diagnosticados através de um microscópio. As rações não balanceadas podem levar a deficiência de vitaminas, minerais e outros nutrientes, ocorrendo perda de pelo, normalmente de forma generalizada.

Pela sua descrição: perda de pelos nas costas e coceira; isto sugere sarna. Nesse caso, é necessário o exame veterinário e tratamento com produto eficiente, mas seguro para o animal. Se for realmente sarna é necessário a desinfecção do ambiente e prevenção para que os outros animaizinhos não sejam infestados. Não sei a idade do macho mais velho, mas pode estar em idade avançada para a reprodução ou ainda por estar doente não apresenta desejo de reprodução. Os brinquedos são importantes para a saúde física e
mental dos hamsters. Portanto, procure comprar brinquedos adequados para eles. Acredito que a comida que você está comprando, específica para hamsters, esteja adequada. Veja se não estão gordos e preguiçosos. Excesso de sementes gordurosas podem deixar os animais gordos. você pode dar outros alimentos também, tais como: maçã, banana, cenoura brócolis, couve-flor, repolho, milho em espiga, pepino, uvas, ervilhas, espinafre. Dê verduras gradualmente, pois a mudança brusca de alimentação pode causar diarréia.
Pode dar ainda, de vez em quando, ovo cozido, torrada, ração de cachorro, biscoito de cachorro, cereais (tipo Kellogs), castanhas. Não esqueça que hamsters precisam de água para beber. Um bebedouro com bico tipo de coelho é adequado.
Sucesso no tratamento.

Dr. Zalmir Silvino Cubas
Diretor do Parque das Aves Foz Tropicana