Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Hamster – Cuidados

Tenho adquiri um casal de hamister e gostaria de mais algumas informagues sobre esse pequeno animal, pois tenho duas criangas em casa e a preocupagco esta sempre presente no que diz respeito a certas doengas.

1- i necessario vacinar os hamister contra raiva ou qualquer outra doenga?
2- os hamister transmitem salmonela? se verdadeiro, em que condigues isso ocorre, qual os cuidados a serem tomados?
3- as pequenas mordidas desses animais trazem problemas para a saude da crianga, pois isso tem ocorrido com frequencia, embora nco chegue a machucar as maozinhas delas.
4- esses animais transmitem algum tipo de virose que i prejudicial ao olho humano? ou seja i perigoso atravis de algum tipo de virus a crianga vir a perder perder a visco?
5- Quanto a toxiplasmose, a leptospirose, eles transmitem esse tipo de virus?

Sem mais, e no aguardo de maiores informagues, reitero meus protestos de estima e consideragco.

Valéria

Senhora Valéria,
Os hamsters são roedores, mas não devem ser confundidos com ratos. Como todos os animais domésticos, podem também transmitir zoonoses, ou seja, doenças transmissíveis dos animais ao homem e vice-versa. Contudo, se criados em ambiente limpo, longe de ratos e camundongos, oferecem mínimos riscos à saúde humana. Os hamsters estão se tornando animaizinhos populares entre as crianças e, na verdade, podem ser muito úteis na sensibilização das crianças. Quanto às suas perguntas:

1) Não é necessário vacinar o hamster contra raiva ou qualquer outra doença. No momento não existem vacinas específicas para hamsters no mercado.

2) Sim, todos os roedores podem transmitir Salmonella, assim como aves, macacos, jabotis e outros animais domésticos e exóticos. Alguns cuidados devem ser tomados, que incluem a lavagem das mãos com sabão após o manejo dos animais, não levar a mão à boca quando estiver com os hamsters, não beijá-los, evitar comer e beber quando estiver manejando os animaizinhos e manter a gaiola sempre limpa. É importante manter os hamster afastados de outros animais e pragas, tais como ratos e camundongos. Se tiver jabotis e tartarugas em casa, evitar o contato com estes animais também. Se isso não for suficiente para tranquilizá-la, pode levá-lo ao seu veterinário e pedir a ele que faça uma coprocultura para ver se existe Salmonella nas fezes dos amimaizinhos.

3) Qualquer ferida na pele, seja ela feita por um hamster, um gato ou por um instrumento, é prejudicial, pois além da contaminação direta que pode dar-se pela saliva ou excremento do animal, feridas abrem portas para infecções. Se as mordidinhas não perfuram a pele, não devem causar complicações, porém, se o animal é agressivo e está ferindo gravemente a criança, é recomendável livrar-se dele e procurar outro mais manso.

4) Como disse anteriormente, todos os animais domésticos podem transmitir doenças. A doença a que você se refere deve ser uma virose denominada coriomeningite linfocítica, que pode afetar os roedores (inclusive o hamster) e o homem. Esta virose é transmitida pelos camundongos e ratos principalmente. No homem pode causar quadro de gripe (conjuntivite) e meningite. Porém, sua ocorrência é rara.

5) Os roedores podem transmitir a leptospirose. Na maioria das vezes os ratos de esgoto são os maiores culpados, que eliminam a bactéria pela urina. Quando ocorrem enchentes, a urina e Leptospiras se espalham peloambiente e tanto os animais quanto o homem podem se contaminar e adoecer. Se mantidos nas gaiolas e longe dos ratos, os hamsters terão pouca chance de se contaminarem. A toxoplasmose é transmitida pelas fezes de gatos
contaminados. Existem outras formas de transmissão, tais como consumo de carne contaminada e mal cozida.

Dr. Zalmir Silvino Cubas – Foz do Iguaçú – PR