Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Hamster – Processo alérgico

Caros amigos, procurei aqui no RJ um profissional Veterinário para que cuidasse de uma dermatose ( ? ) que se manifestou nas pata traseiras de meu Hamnster. Foi feita uma biópsia após raspagem na região para que se descobrisse qual o agente ( que a

Veterinária suspeitava ser sarna ) que estava provocando o problema. Não ficou provado que era sarna, então, ela supôs tratar-se de fungo e não administrou nenhum medicamento. Explico. Fui a duas consultas, pagas, no valor de 35 reais, uma aplicação de uma vacina para sarna ( aplicada no primeiro dia, quando não se sabia ainda o que era ) 10 reais, uma raspagem com exame de 30 reais e, qualquer outro procedimento que eu quisesse fazer teria de pagar, fora o fato dela sequer me fornecer orientações pelo telefone. Pois bem, meu hamster ( chinês ) esta com as 4 patas apresentando o problema ( é uma dermatite que descama e enruga a pele, libera um liquido sem odor e forma uma pequenas feridas, apresenta também umas pequenas “verruguinhas” próximas ao machucado e encontra-se um pouco acima, na “canelinha”,das quatro patas do bichinho.

Não sei o que fazer nem o que usar e não me sinto seguro de procurar um outro veterinario que não seja um especialista. Poderiam me ajudar ? obrigado.

Sandoval

Sandoval,
Para o diagnóstico de uma doença, muitas vezes é necessário diversos exames e no final, exames de diagnóstico e tratamento pode ficar caro. O procedimento adotado pelo seu veterinário foi correto. Me parece que seu animalzinho apresenta um processo alérgico, já que as lesões estão restritas às patas. Isso pode ser decorrente do contato com algo que esteja desencadeando o processo. Pode ser a tinta do jornal, o cepilho (tipo de madeira), algum desinfetante ou produto que porventura esteja sendo usado na caixa, o local que esteja sendo mantido muito úmido ou, às vezes, um determinado tipo de alimento. Uma vez que inicia o processo alérgico, as feridas infeccionam e o quadro pode evoluir para dermatite por bactérias e fungos. A primeira medida é tirar o que estiver causando essa alergia. Se a suspeita é sobre o cepilho, não colocar mais cepilho e procurar outro substrato. Se a suspeita é sobre o jornal ou a caixinha plástica que ele pisa, trocar por outros materiais. Compre alimento de origem comprovada e novo, ou seja, que não esteja mofado. De nada adianta medicá-lo sem retirar o agente desencadeador do processo alérgico. Como é possível que haja nesta fase complicação por bactérias ou fungos, você deve passar 2 vezes ao dia uma pomada com antibiótico e antifúngico. Existem vários produtos no mercado. Costuma-se utilizar Quadriderm creme ou pomada por uma semana,
pois atua nas dermatoses alérgicas e infecciosas. Contudo, outros medicamentos podem ser necessários, conforme o resultado do antibiograma ou ineficácia do tratamento. Em muitas das dermatites de hamster e gerbilos, os agentes envolvidos são Staphylococcus aureus e Streptococcus spp.

Portanto o creme deve ter um antibiótico que atue contra essas bactérias. Existe também a possibilidade de sarna, mas pelo que você mencionou, o tratamento foi feito e não surtiu efeito. Sugiro continuar mantendo contato com seu veterinário, já que os procedimentos solicitados são usuais.

Dr. Zalmir Silvino Cubas – Foz do Iguaçu – PR