Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Terrários para Jibóias

Gostaria de elogiar a ótima hp desenvolvida e aproveitar para saber quais sao as condições para se construir um terrário para Jíbóias de 30 – 50cm.
Desde já agradeço,
Werther

Prezado Werther

Pelo que entendi você tem jibóias entre 30 e 50 cm? Um terrário para jibóias na verdade deve ser relativamente espaçoso, mesmo para pequenos animais. No seu caso, sugiro que você monte um terrário com 1m de frente (largura), 0,5m de profundidade e 0,6m de altura. Com um terrário nestas proporções você poderá mantê-las por muito tempo. O terrário pode ser de madeira, com vidro na frente e tela em cima ou pode ser todo de vidro, com tela em cima. Esta tela deve ser dupla, sendo internamente feita de tela de nylon (daquelas para evitar pernilongo) e externamente de arame, isto serve para evitar que o animal se machuque caso desfira botes.
No interior do terrário você deve fazer um substrato de 50% de folhas secas e 50% de pó-de-xaxim. Coloque também uma caixa-ninho (tipo ninho para periquitos) para elas se abrigarem. Por último, coloque firmemente no terrário vários galhos para que elas possam subir, pois são espécies que passam uma boa parte do tempo nas árvores. Por último, você deve fornecer uma fonte artificial de calor (lâmpada) para que elas sejam mantidas a uma temperatura entre 27ºC e 28ºC. Cuidado para não instalar a lâmpada de uma forma em que os animais possam se queimar. Se você reside em uma região quente, é bem provável que não precise colocar lâmpada de aquecimento, todavia, no inverno, nos dias mais frios, sempre é bom colocar próximo ao terrário um aquecedor elétrico para evitar que os animais regurgitem o alimento.

Espero ter atendido ao que você queria. Maiores informações sobre cuidados com répteis e jibóias você pode encontrar em meu livro RÉPTEIS DO BRASIL: manutenção em cativeiro, distribuído pela ALCON.
Qualquer dúvida, não hesite em contactar-me.

Atenciosamente,

Luiz Roberto Francisco – Biólogo da Alcon