Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Foca-da-Groenlândia




logo_zoo

foca_groenlandiaNOME COMUM: Foca-da-Groenlândia
NOME EM INGLÊS: Harp seal
NOME CIENTÍFICO: Pagophilus groenlandicus
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnivora
SUBORDEM: Caniformia
FAMÍLIA: Phocidae
COMPRIMENTO: Machos e fêmeas são semelhantes em tamanho medindo aproximadamente 1.5-2 m em comprimento.
PESO: média de 130 kg.
TEMPO DE VIDA: aproximadamente 30-35 anos.
CARACTERÍSTICA: O macho tem uma grande mancha marrom ou negra, em forma de harpa, sobre o dorso.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: São encontradas no Ártico e Oceanos Atlânticos do norte.
REPRODUÇÃO: Machos e fêmeas alcançam maturidade sexual entre 4-6 anos. Rituais de cortejo dos machos incluem chamada, assoando bolhas, fazendo manuseando gestos, e perseguem as fêmeas no gelo. Os filhotes das focas nascem no começo da primavera. A fêmea, depois de 11 meses de gestação, dá à luz um filhote que não faz nada a não ser dormir e mamar durante vários dias.
FILHOTES: Os Filhotes nascem no fim de fevereiro-abril, e medem 80-85 cm em comprimento e pesando 10-11 kg. A pele é amarela quando eles nascem e vira branco alguns dias, e 2.5 semanas depois, o filhote começa a mudar a pele branca que é substituída por um casaco prateado-cinza com manchas escuras irregulares.
ALIMENTAÇÃO: têm uma dieta variada de peixe como capelin, polar e bacalhau de Ártico, arenque, sculpin, hipoglosso de Groenlândia, redfish, e plaice. Elas também consomem crustáceos como amphipods, euphausids (krill), e decapods (camarões e carabineiros). A foca-da-groenlândia normalmente mergulha a profundidades de 100 m para se alimentar,, porém já foi observado indivíduos que mergulharam a profundidade de 274 m.
PREDADORES: urso-branco, orca (baleia assassina), e tubarões. Morsas também atacam fêmeas e filhotes.

As focas-da-groenlândia são uma espécie altamente migratórias, e são conhecidas por viajar distâncias até 2,500 km. Elas também são uma espécie muito gregárias que se reúnem para mudar depois da estação de procriação que acontece em fevereiro-março. Depois de mudar, as focas dispersam para alimentar durante os meses mais mornos.

De tempos em tempos ouvem-se notícias de que as focas estão sendo caçadas, principalmente as focas-da-Groenlândia. A bonita pele branco-dourada de seus filhotes é muito procurada, e por isso milhares de foquinhas são massacradas todos os anos. As focas-da-Groenlândia são mais capazes de sobreviver à caça que as outras espécies. Calcula-se que existem atualmente cerca de cinco milhões de focas-da-Groenlândia. enquanto outras espécies já estão quase à beira da extinção.

As focas-da-Groenlândia não vivem em terra firme. São encontradas em grandes colônias no oceano Ártico e no Atlântico Norte, sempre na borda da banquisa de gelo. Fazem buracos no gelo para respirar, e também usam esses buracos para mergulhar na água e pescar.

A pele do filhote é branca, somente durante pouco tempo; em poucas semanas ela muda. Quando isso acontece, a mãe leva a foquinha para a água.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe