Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Gata – ameaça de território

Doutor
Tenho 2 gatos VL, Mima ( 1ano e 8 meses ) que é mãe do Paxá (1 ano), e agora apareceu mais um, de + – 3 mese, a Mima esta muito nervosa com a presença dele, e anda brigando ate com o filho, isso é natural, ira se acostumar com o pequeninho?
O Paxá esta muito grande, esta com 4.800kg,e mamou ate os 6 meses e ainda quero castra-lo, ficara maior? Tem algum perigo? A alimentação é só ração seca e úmida misturadas. Nao dou outra coisa de maneira nenhuma. Grata pela sua atenção

Adriana

Prezada Adriana,

A presença de um novo gatinho na “‘area” é uma ameaça ao território da Mima, por tanto ela tentará defende-lo de todas as formas e consequentimente isto irá alterar seu comportamento normal, está defesa territorial pode vir de várias maneiras, e uma delas e a mais comum é a agressividade. Com relação a ela brigar com o Paxá, também é normal, para ela ele não é mais seu filho, e sim outro gato que teoricamente iria disputar tanto o território quanto a comida, mesmo que você dê em potes separados.

Acho que com o tempo a situação se resolve sozinha, ou melhor eles é que vão se ententer e definir a escala hierarquica, onde cada um irá assumir seu papel, dominante ou submisso.

Se você quizer castrar o Paxá, normalmente o principal efeito colateral é que ele engorde mais e fique mais calmo, menos rueiro, mas isto não é regra as vezes pode não acontecer isto, é muito difícil de prevermos o que irá realmente acontecer depois da castração.

O risco sempre existe, afinal é uma cirurgia com anestesia geral, podemos até dizer que é uma cirugia com risco relativamente baixo, um cirugia segura. Quem poderia avalia-lo com mais propriedade seria um clínico que já o acompanha ou um Médico Veterinário de sua confiaça, ele ira avaliar todas as possibilidades inclusive as suas
condições clínicas.
Qualquer outra dúvida é só escrever Ok……. !!!!!!

Atenciosamente,

Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves – São Paulo – SP