Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Gatos Idosos

Primeiro gostaria de felicitá-los pela ótima idéia de colocar um site sobre os animais e já vou tomar a liberdade de “abusar” deste site. Tenho duas perguntas que gostaria de colocar.

1) Minha mãe tem uma verdadeira coleção de gatos. Ao todo ela tem 15 gatos, entre os efetivos e os descendentes (todas as crias nós procuramos dar a pessoas que temos certeza que vão tratá-los tão bem ou melhor que nós, por isso é que já chegamos a ter 40 gatos). Dentre os “efetivos” existe um que tem verdadeira adoração pela minha mãe e que as vezes chega a brigar pelo direito de ficar no seu colo. Noto que isto cria um certo ciúme (que é demostrado geralmente pelo “pipi” que eles fazem em todos os lugares apesar do lugar apropriado estar constantemente limpo) nos outros gatos, principalmente um que tem 2 anos e que achamos que tem algum problema neurológico, pois ele anda sempre sacudindo a cabeça e só para de miar quando o pegamos no colo. Gostaria de saber se realmente gatos podem ter problemas neurológicos e o que poderei fazer.
A outra pergunta é sobre a adoção de gatos. Atualmente moro na Suíça e, como gostaria de ter um animal, procurei SPA onde há muitos animais que são abandonados. Acontece que aqui, a maioria dos gatos tem necessidade de ir para rua e como moro no 5° andar isto é um pouco difícil .
Só encontrei 2 casais de gatos um com 2 e 4 anos e outro com 11 e 12 anos. Minha preferência, por causa da idade, é pelo casal idoso pois penso que não terá muitas chances de serem adotados. Gostaria de saber quais cuidados terei de ter com gatos nesta idade.
Agradeço desde já sua atenção e paciência.
Atenciosamente,

Célia
Olá, legal você querer adotar gatos mais idosos, pois nesta idade realmente é difícil arranjar novos donos. A vida média de gatos é de 15-16 anos apesar de já ter visto gatos com mais de 18anos. Os cuidados são basicamente os mesmos: ração de boa qualidade, vacinação anual e muito carinho. Seria bom, se você não tiver, colocar tela nas janelas para evitar qualquer queda pois mesmo estando acostumados com apartamento é um acidente comum de acontecer: eles vão se deitar e escorregam. Fora isso, seria bom observar a urina e as fezes de vez em quando, pois é o primeiro lugar onde ocorrem alterações (urina com sangue, cor das fezes). Não esqueça também a desvermifugação.
Quanto ao outro gato, realmente pode ser algum problema neurológico, ou até de ouvido (otite). Leve-o ao veterinário, que poderá fazer um exame mais detalhado e medicá-lo, se for o caso. Um abraço,

Dra. Mônica Lippe De Camillo – São Paulo – SP