Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Gravidez psicológica

Prezada Consultora,

Tenho uma DACHSHUND com 1 ano 9 meses sem que nunca fora cruzada e que, atualmente suas tetas estão cheias de “leite”… O que devo fazer para solucionar o problema da gravidez psicológica? O animal se encontra dócil e carente por este motivo. Gostaria de obter outras informações a respeito.

Um abraço,

Tatyana
Prezada Tatyana
A gravidez psicológica é chamada em termos técnicos de pseudociese, é relativamente normal, lógico que até um certo ponto, depois passa a ser um problema. Existem muitas teorias que tentam explicar tal fato, mas nenhuma ainda é aceita com verdade absoluta e por conseqüência ainda não existem tratamentos uniformes, dependendo muito de caso para caso e principalmente dos fatores ambientais que envolvem o problema.
Normalmente cadelas neste estado podem apresentar atitudes agressivas, como se estivesse protegendo sua prole fictícia, adotar objetos como filhtes e muitos outros sintomas. No seu caso o animal está apresentando sistomas de carência e afeto, o que podemos considerar até certo ponto como um bom sinal.
A pseudociese é um distúrbio comportamental que está intimamente ligado com problemas hormonais, uma das explicações mais aceitas é: seu animal é sadio, bem alimentado, que tem território bem definido e que teóricamente teria todas as condições de se reproduzir, e isto é fundamental para a vida deles, mas só tem um problema, ela não tem a presença do macho em seu território, isto pode levar o desencadear do problema. Porém isto não significa que a cruza seria a solução do problema, temos que pensar no futuro dos novos cãezinhos que viriam, eles vão precisar de lares onde encontrem carinho, amor, paciência, tempo e dinheiro.
Existe no mercado um produto que consegue combater pelo menos a fato das mamas cheias de leite, o ideal seria uma consulta com um Médico Veterinário de sua confiança para que ele prescreva com seguraça este tipo de medicamento, dizendo todos os prós e contras de sua utilização. Muito carinho e atenção durante o período do cio ajudariam a diminuir os sintomas. Ok !!!!!!

Atenciosamente,

Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves
São Paulo – SP