Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Hérnia Incisional

Já escrevi para vocês antes para tirar uma dúvida sobre cirurgia de catarata. Acontece que a minha poodle está com alguns outros problemas, mais graves e queria ouvir um parecer técnico.
Como já disse ela tem 7 anos e meio e teve dois partos complicados. Nas duas vezes ela só gerou dois filhotes, e como os dois eram muito grandes não conseguiram passar pela bacia e ela teve que se submeter a cesárea nas duas vezes. Acontece que ela acabou ficando com um hérnia, que de acordo com o veterinário era muito pequenininha e não tinha nenhum problema mais grave.
Agora porém a hérnia está bastante grande e ela muito gorda e inchada, apesar de viver solta num sítio grande se exercitando e com uma alimentação controlada. Antes de fazer a cirurgia de hérnia o veterinário constatou que o que pensávamos ser gordura (acumulada no peito) era na verdade um edema (pulmonar ou cardíaco, não lembro) e ele nem conseguia ouvir seu coração pelo excesso de líquidos. Ela agora está tomando um diurético e repondo potássio para poder se operar do edema. Além disso ela vive cansada e realmente é muito gorda, pesa 8,5Kq (poodle miniatura). Tem uma conjuntivite crônica, apesar de limparmos os olhos com soro e algodão umas 4 vezes por dia eles estão sempre sujos e já aconteceu de dar bicheira por causa disso.
O que eu queria saber é porque tantos problemas de saúde? Será que é por causa da idade, da raça, alimentação, será que foi tudo hereditário? O que devemos tratar primeiro? Vale a pena fazer uma cirurgia de catarata? A castração nesta idade é muito arriscada? Como ela está com muitos problemas teve que voltar a viver conosco no apartamento e tememos que ela fique um pouco apática, sedentária e que volte a ter as manias que tinha de fazer “festinhas” excessivas, roer as patas sem motivo, e etc.

Mais uma vez obrigada e espero que possam me ajudar.

Gabriela

Prezada Gabriela,
Creio que o tipo de hérnia que o seu animal apresenta é uma hérnia incisional, ou seja, em conseqüência da cirurgia realizada. O primeiro passo é realizar uma avaliação do sistema cardiovascular do seu animal, deve ser feito um rx de tórax e talvez um ECG. Ao submeter um animal a uma cirurgia deve-se fazer a avaliação do risco cirúrgico, realizando o exame do sistema cardiovascular e exames de sangue. Talvez a cirurgia possa ser feita por meio de uma anestesia local, isto depende da avaliação do cirurgião e do anestesista. Se o seu animal tiver edema pulmonar, o mesmo deve ser corrigido antes de qualquer procedimento, portanto o primeiro passo que você deve tomar é a estabilização do seu animal, a seguir pensar na cirurgia. Se desejar maiores informações, é só entrar em contato novamente.
Atenciosamente,

Dr. André lacerda de Abreu Oliveira – Teresópolis – RJ