Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Jabuti-tinga




logo_zoo

jabuti_5FILO: Chordata
CLASSE: Reptilia
ORDEM: Chelonoidis

SUBORDEM:Cryptodira
FAMILIA: Testudinidae

GÊNERO: Geochelone
NOME CIENTIFICO: Geochelone denticulata
NOME EM INGLES: Yellow-Footed Tortoise

NOME COMUM: Jabuti-tinga
CARACTERÍSITCAS:

Tamanho: Os machos são menores que as fêmeas, podendo atingir até cerca de 40 cm de comprimento. As fêmeas chegam até 70 cm.

Peso: 6 a 12 kg

Maturidade Sexual: entre 5 e 7 anos

Época de reprodução: Primavera/verão.
Nº de ovos: 6 ou 7, mas alguns autores mencionam posturas de 15 a 20 ovos.

Incubação: de seis a nove meses.

Tempo de Vida: em torno de 80 anos

Sua manutenção também requer grandes espaços, observando-se todos os cuidados com tipo de piso e temperatura, uma vez que também são animais usualmente mantidos em recintos abertos.

Esta espécie caracteriza-se por uma coloração em geral mais clara que a precedente. A denominação denticulada provém dos dentículos que os filhotes apresentam nas bordas das escamas marginais da carapaça. à medida que os animais vão se desenvolvendo, perdem os dentículos, mas conservam o colorido amarelado.

É nitidamente maior que o Geochelone carbonaria. É na verdade a maior espécie de jabuti da América do Sul e habita florestas densas.

Habitat: norte de Brasil, tendo também hábitos mais florestais.

Este animal é protegido pelo IBAMA e esta na Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção publicada (Portaria no 1.522, de 19 de dezembro de 1989). Como todos os animais silvestres, requerem autorização especial do IBAMA para serem criados em cativeiro.

Existem duas espécies de jabutis reconhecidas para o Brasil, a saber: jabuti-piranga (Geochelone carbonaria) e jabuti-tinga (Geochelone denticulata). Podem viver muitos anos e isso ainda é razão de muita controvérsia, mas com certeza podem atingir os cem anos.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe