Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Lar… doce lar… Cães e Gatos convivendo entre si




logo_caes_gatos

cao_gato4Procure pegar o filhote na parte da manhã, pois assim ele o período diúrno para conhecer o ambiente, além de poder ter a atenção da família. Se ele puder chegar no fim de semana (sábado pela manhã), melhor ainda.
Talvez gatos e cães não se gostem por um motivo: quando se encontram, o cão fica feliz e começa a abanar a cauda. O gato logo pensa: “xi…, esse cão tá bravo…”. o felino, então, para se precaver, também começa a abanar a cauda, pensando então o cachorro “que bom que o gato está feliz em me ver!!”. Pronto, está feita a confusão…

Brincadeiras à parte, cães e gatos têm maneiras muito diferentes de se expressarem. Da mesma forma que a gente, quando duas pessoas que falam línguas diferentes se encontram e tem que conviver, há no início problemas de comunicação. Em pouco tempo, porém, estabelecem-se sinais que ambos passarão a compreender, surgindo assim uma linguagem em comum. Com cães e gatos ocorre o mesmo fenômeno. Não raro, encontramos um cão e um gato partilhando a mesma cama.

Particularmente, em minha casa estabeleceu-se uma harmonia. A cachorrinha usa a bandeja sanitária das gatas, ao passo que estas “alugam” a cama da cachorra… Correm, brincam e, nessas brincadeiras, entra até um papagaio, um correndo atrás do outro… sempre vejo uma das gatas dentro da gaiola do papagaio, brincando com ele. Outras vezes, eles brincam literalmente de “pega-pega”.

Não há segredo para isso. Basta sabermos monitorar os animais a ajudá-los a estabelecer seus limites uns com os outros. Isso requer apenas três coisas: amor, respeito e muita paciência.

Tente você também! Bom trabalho!!

Luigi Leonardo Mazzucco Albano
Bacharel em Química
Auxiliar Veterinário
Aquariólogo