Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Leonberger




caes_logo

leonberger2Sobre a origem do imponente leonberger, as opiniões são discordantes. Alguns supôem que é descendente do antigo mastim do Tibet; segundo outros, trata-se de uma raça recente, selecionada por um tal Essig, residente em Leonberg, Württemberg, quem haveria empregado exemplares na hospedaria de São Bernardo, cruzando-os com terranovas, e talvez, com cães montanheses dos Pirineus. Entretando, foi muito difícil fixar as características da nova raça, até o ponto de que somente em 1846 redigiu-se o standard oficial, no qual adverte-se claramente a intenção de afastar toda a características do São Bernardo.

leonberger_filhote2O leonberger é um cão fiel, inteligente, dócil resistente às intempéries, muito delicada com as crianças. É particularmente indicado à guarda de grandes propriedades tais como firmas, fábricas, conjuntos residenciais e para a proteção da família.

Este cão tem uma tendência natural pela água e é um ecelente salva-vidas. Tem a pelagem naturalmente impermeabilizada e seus pés são palmados.

Padrão n° 145 c – 03/09/1973. (Bruno Tausz)
Origem: Alemanha

leonbergerASPECTO GERAL: grande, bem proporcionado, poderoso e bem musculado. Calmo e autoconfiante com um temperamento bem vivaz.

Cor: leonino, fulvo, do amarelo dourado ao marrom avermelhado com máscara preta. É admitido que a ponta dos pêlos seja preta, assim como poderá observar-se pelagem de cor areia (amarelo pálido) com alguns pêlos com a ponta escura. A ausência da máscara preta é aceita, mas indesejável. Uma pequena estrela branca no antepeito pode ser tolerada, assim como um pouco de claro até o branco, na ponta dos dígitos. A cor da cauda é a mesma do corpo. Uma cor semelhante ao texugo na cauda é admitida. A juba, a franja parte posterior dos anteriores e os culotes e a plumagem da cauda podem ser um pouco mais claros mas sem alterar a harmonia do conjunto da pelagem.

CABEÇA:
Crânio: moderadamente arqueado sem tão alto e tão largo como o do são bernardo. As faces não muito proeminentes, de modo que o crânio, na sua região posterior, não parece sensivelmente mais largo que no nível dos olhos. No conjunto, a cabeça é mais para achatada lateralmente, sendo mais profunda que larga. Testa sem rugas.
Stop: moderado.

Focinho: de profundidade moderada, bem uniforme, jamais pontudo. Lábios bem ajustados sem ser pendentes e a comissura labial fechada. Cana nasal de largura uniforme, jamais elevada, mas ligeiramente arqueada (romana). Pele bem ajustada.
Trufa: preto profundo, jamais marrom (rejeitada para a criação).
Lábios: bem ajustados, pretos, jamais marrom. Qualquer outra cor é desqualificada.
Orelhas: de inserção alta, caídas rente às faces.
Mordedura: dentadura muito forte, completa, com oclusão em tesoura
Olhos: do marrom claro ao marrom escuro: quanto mais escuro melhor. De tamanho médio expressão inteligente e amistosa. Pálpebras bem ajustadas sem mostrar a conjuntiva.

TALHE: altura na cernelha – machos 72 a 80 cm; fêmeas de 65 a 75 cm. O tamanho médio é preferido para os machos 76 cm e para as fêmeas 70 cm.

MEMBROS: não apresentam muita luz. Membros musculosos, com ossatura robustas e almofadas plantares sempre pretas.

Anteriores: retos normalmente aprumados, guarnecidos de franjas (manchete).
Ombros: bem inclinados.
Patas: dígitos bem redondos, fechados, palmípedes que facilitam a natação. Gosta da água.
Cotovelos: bem ajustados trabalhando rente ao tórax, no nível do esterno.

Posteriores:
Coxas: fortemente musculadas.
Joelhos: bem constituídos.
Jarrete: bem angulados, bem musculados, podendo fornecer uma boa impulsão. Ergôs devem ser removidos antes dos 14 dias.

TRONCO: um pouco mais longo que a altura na cernelha.
Tórax: profundo, costelas arqueadas sem ser em tonel.
Dorso: firme.
Lombo: robusto.

CAUDA: muito peluda (chamada em balai). Portada constantemente semi pendente, jamais elevada muito alta ou enrolada sobre o dorso.

PELAGEM: indo de uma maciez moderada ao pêlo áspero, opulente, longo bem assentado, jamais aberto: malgrado a presença de um bom subpêlo, permite no conjunto perceber as formas do corpo. Os pêlos são lisos: uma ligeira ondulação ainda é admitida, não se admite o pêlo encaracolado ou encrespado. O leonberger tem uma juba no pescoço e antepeito.

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deverá ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

NOTA: os machos devem apresentar dois testículos de aparência normal, bem desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Editora Chefe e Diretora de Conteúdo