Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Mau Egípcio – Egyptian Mau




logo_gatos

destaque_mau_egipcioEste grupo de gatos malhados foi desenvolvido nos Estados Unidos a partir de raças européias. Apresentam uma flagrante semelhança com os gatos do Antigo Egito, representados em pinturas de túmulos e em papiros que datam de milhares de anos. O Mau Egício é uma raça relativamente escassa, mesmo hoje, mais tentativas têm sido feitas na Europa para criar gatos que se lhes assemelhem. Esta linguagem baseou-se originalmente em rajados produzidos durante a criação dos Siameses Tobby Point. Tais gatos são agora descritos como Orientais Mosqueados, em vez de Maus Egípcios, a fim de evitar qualquer confusão.

Prata

mau_egpcio_silverO desenvolvimento desta raça na América do Norte teve suas raízes na área Mediterrâneo. Tendo-se apaixonado pelos gatos que ostentavam esssas marcas, a princesa Troubestskoy obteve uma fêmea no Cairo e acasalou com um gato italiano, produzindo dois filhotes. Em 1956, a princesa levou seus Maus Egípcios para os Estados Unidos, onde a raça foi registrada e exposta pela primeira vez no ano seguinte.

Características

Estes gatos apresentam um formato intermediário entre o tipo roliço do Pêlo Curto Americano e o perfil esbelto dos Orientais. A cabeça triangular é suavemente arrendada; o focinho não deve ser pontudo. O ângulo muda desde a testa do gato até o nariz.

Observação: As fêmeas tendem a ser menores que os machos.

Bronze

mau_egpcioExistem somente três formas de cor do Mau Egípcio, as quais têm todas a usual padronagem malhada associada aos tabbies. As próprias manchas devem ser claramente definidas. A cor básica é comporta de pêlos listrados com pontas pretas. Pelo menos duas listras, se não mais, devem ser visíveis em cada pêlo.

Características: As malhas devem ser redondas e distribuídas de modo uniforme por todo o corpo. Há também os chamados “botões de colete”  no peito e barriga. Em filhotes recém-nascidos as malhas tendem a ser menos claramente definidas.

Observação: Durante a muda de pêlo, o mosqueado torna-se menos distinto.

Fumaça-Prata

mau_egpcio_black_smokeO contraste na coloração destes gatos leva até dois anos para desenvolver-se completamente. Não aparece nenhum ticking; a base dos pêlos é esbranquiçada e as pontas pretas, criando um contraste quando o gato se movimenta.

Características: Os olhos são muito grande, de formato oval e oblíquos. A característica coloração verde é relativamente lenta em definir-se e, mais tarde, os olhos tendem a ficar de um verde pálido.

Observação: O Mau Egípcio é um gato tranquilo, comparado com as de raças orientais. A coloração preta pode descorar para um marrom mais claro se o gato for exposto ao sol forte.

País: Egito
Ancestrais: Pêlos Curtos sem pedigree
Origem: Década de 1950
Opção de pêlo longo: Nenhuma
Índole: Brincalhão e afetivo

Lúcia Helena SalvettiD e Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe