Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

O que significa (…)?- Parte 2




logo_artigos

destaque_aminoacidoO que significa (…)? – Parte 1

Para dar continuidade a nossa conversa da semana passada- em que falávamos sobre termos técnicos utilizados por nutricionistas e nutrólogos durante sua atividade de divulgação científica- em entrevistas ou em redação de artigos informativos- vamos listar mais algumas palavras. Aqui estão:

Gorduras: é o nome mais conhecido dos triglicerídeos. São lipídeos compostos por três moléculas de ácido graxo associadas a uma de glicerol. Dependendo do tipo de ácido graxo que as compõem podem ser classificadas em saturadas ou insaturadas. As saturadas são aquelas que contêm ácidos graxos saturados, ou seja, aqueles que possuem apenas ligações simples em sua estrutura (se necessário, consulte a primeira parte do artigo para recordar este conceito). As insaturadas são compostas por ácidos graxos com uma (monoinsaturados) ou mais duplas ligações (poli-insaturados). As duplas ligações podem estar orientadas em configurações cis ou trans, sendo a maior parte das ocorrências naturais associadas ao primeiro tipo. As trans, normalmente, são introduzidas em um processo na produção de alimentos conhecido como hidrogenação que visa transformar óleos vegetais (líquido) em gordura (sólido).

Homeostase: manutenção do equilíbrio orgânico, ou seja, refere-se à capacidade do organismo em permanecer em uma situação físico-química constante.

Lipídeos compostos: os lipídeos constituem um grupo bastante heterogêneo em que ácidos graxos são associados a outras moléculas. Os classificados como compostos são constituídos por ácido graxo ligado a moléculas não lipídicas, como por exemplo, as lipoproteínas que é a forma pela qual os lipídeos são transportados na corrente sanguínea.

Lipídeos derivados: incluem os esteróis como o colesterol e a vitaminas lipossolúveis

Lipídeos simples: incluem os triglicerídeos ou gorduras (formados por três moléculas de ácido graxo e uma de glicerol) e as ceras (compostos por ácidos graxos e uma cadeia maior de álcool). Por exemplo, a cera de abelha, a triacontanoilpalmitato, é constituída por ácido palmítico (ácido graxo) e 1-triacontanol (álcool), conforme mostrado abaixo:

                               O

CH3(CH2)14─ C─O─ CH2─ (CH2)28─ CH3

Metabolismo: são todas as transformações sofridas pelas substâncias que compõem o organismo. É composto de duas partes: o anabolismo (reações de síntese) e o catabolismo (a transformação de moléculas maiores em suas unidades estruturais). Há o metabolismo do nitrogênio (e das proteínas), dos lipídeos, dos carboidratos, etc.

Macrominerais: Os minerais são substâncias inorgânicas. São essenciais para a manutenção da homeostase devido a sua fundamental participação em diversas rotas metabólicas. Os macrominerais são aqueles necessários em quantidades maiores, na ordem de %, na dieta. Incluem o cálcio, o fósforo, o sódio, o potássio, o cloro, o magnésio e o enxofre.

Microminerais: são necessários em quantidades muito pequenas na dieta. Incluem o ferro, o zinco, o iodo, o manganês, o cobre, o selênio, o cobalto.

Necessidades nutricionais: são relacionadas às quantidades mínimas necessárias de cada nutriente na dieta com o objetivo de manter a homeostase orgânica de um animal de determinada espécie e raça, em dada fase fisiológica (filhote, adulto, idoso, gestante, lactante), considerando-se certo nível de atividade.

Radicais livres: são espécies reativas de oxigênio e nitrogênio e surgem como subprodutos da utilização destes. Todos os organismos aeróbicos, por utilizarem o oxigênio, estão propensos à formação desses compostos potencialmente deletérios que podem causar lesões no DNA, proteínas e lipídeos ao longo da vida. É por esse motivo, que as substâncias antioxidantes (citadas na primeira parte deste artigo) são importantes.

Vitaminas hidrossolúveis: As vitaminas são moléculas orgânicas necessárias em quantidades muito pequenas para diversos processos metabólicos, por exercerem funções como precursores enzimáticos ou coenzimas, por exemplo. As hidrossolúveis são absorvidas passivamente e são excretadas na urina. Com exceção da cianocobalamina (vitamina B12) não são estocadas. Neste grupo estão todas as vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina, cianocobalamina, biotina, ácido fólico e colina), além da vitamina C.

Vitaminas lipossolúveis: Por apresentarem características lipídicas, têm o mesmo mecanismo de absorção das gorduras e são excretadas nas fezes através da bile. Seu excesso é estocado no organismo, principalmente no fígado. Inclui as vitaminas A, D, E e K.

Adriana Aquino
Médica Veterinária, Dra. em nutrição de cães e gatos.