Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Papilomatose – Verruga




logo_especial

Eu tenho um pit bull de 1 ano e saiu uma veruga do tamanho e aparência de uma pequena amora no labio inferior e varias outras menores tanto no labio inferior como na parte interna da boca. Já levei-o ao veterinário a resposta que obtive é que este tipo de veruga nasce quando o cão esta com baixa resistência e que seria bom cauterizar ou deixar que com o tempo elas somem. Só que só tem aumentado e para cauterizar o cão sofre de mais, não teria algum medicamento que poderia dar para que elas sumam! muito obrigado!
Obs. esta veruga é muito parecida com a que dá em pessoas, sendo assim será que
pega?

Sandro
Existe nos animais uma “doença” denominada de Papilomatose, cujo quadro é o aparecimento de papilomas (ou verrugas). Mas isso não quer dizer que toda verruga seja devida à esta doença, nem que seja contagiosa; e não podemos confiar somente no aspecto para realizar o diagnóstico. O tratamento poderia ser realmente o cirúrgico, mas podemos retirar somente uma, e com ela produzir um medicamento (como uma auto-vacina), com o intuito de usarmos este medicamento para o tratamento das outras.
Mas podemos tambem tratar clinicamente, e teremos ótima resposta se o tratamento instituído for o tratamento homeopático. No que se refere a este tipo de tratamento não temos “receitas prontas”, pois o tratamento deve ser individualizado, de acordo com o indivíduo. Existem alguns medicamentos (homeopáticos) que tem boa ação neste tipo de
quadro, mas não sendo individualizado, não temos garantias de que vá dar resultado.
Eu aconselharia procurar um veterinário homeopata, para acompanhar o caso. No caso dos medicamentos alopáticos, são normalmente, com bases cáusticas, que eliminariam a verruga cauterizando-a; o que torna este tipo de tratamento difícil no caso de verrugas múltiplas.

Atenciosamente

Dr. Neísa T. Lourenço- Clinica de Pequenos – Juiz de Fora – MG