Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Pastora que mata outros cães

A um tempo atrás soltaram em meu pátio uma cadelinha vira-lata pequinês bem novinha ainda em fase de amamentação, Bem nesta época a minha cadela Pastor alemão já havia passado do cio uns dois meses + ou – e acabou adotando esta cadelinha viralata, inclusive amamentando (e realmente tinha leite). Bem, até aí tudo bem, 8 mêses depois esta cadelinha virtalata entrou no cio e pegou cria de um dos meus Pinschers que crio, isolei esta cadelinha em um galpão fechado onde ela deu cria de quatro lindos filhotes, foi aí que percebí que a cadela Pastor Alemão ficava arodeando o galpão onde estavam a fêmea com suas crias, nunca deixei ela se aproximar dos filhotinhos pois parecia que queria morde-los, dito e feito, num sábado saimos de casa meio dia, e quando retornamos, esta cadela Pastor Alemão havia arrombado o galpão matando a fêmea (a mesma que ela criou como filha) e todos os quatro filhotinhos um de cada vez, de uma maneira fria e cruel, um de cada vez. Fiquei decepcionado com a minha Pastor pois ela nunca havia demonstrado comportamento estranho, pelo contrario sempre foi muito dócil e atenciosa.

Vocês poderiam dar uma explicasão para o que ela fez?

Muito Obrigado pela Atenção.

Edilson
Prezado Edilson,
Vamos por partes, 1) o fato da sua cadela Pastora ter adotado a lira-latas é muito comum, inclusive o leite que ela produziu para amamentá-la – chamamos isto de pseudociese. Após este período de amamentação, para a “mãe”o filhote sendo natural ou não, passa a ser um competidor, tanto em relação a comida quanto com relação a território e principalmente na disputa pela liderança do grupo no futuro, ainda mais na presença de outros machos. No caso de fêmeas.
2) o fato da Pastora ter matado friamente a outra fêmea a sua cria, não pode ser considerado como desvio de comportamento, ela estava apenas mantendo sua posição hierarquica de superioridade, guardando e protegendo seu território e provavelmente eliminando futuro prováveis competidores para comida. Sem esquecer que a raça Pastor Alemão tem seu instinto mais apurado para cão de guarda.
Outro fator importânte está ligado a uma teoria ETOLÓGICA (estudo do comportamento animal) que se chama “Aptidão Abrangente” é uma teoria complexa e longa, muito difícil de ser estudada, mas basicamente consiste em que os animais tem por instinto deixar apenas viver seres de sua espécie, mas que sejam obrigatóriamente descendentes dos seus próprios genes, é como a vira-lata faria para defender sua prole.
É a lei de que apenas genes viáveis para determinado ambiente conseguirão sobreviver !!!!!!!!!
Os cães são domesticados, mas ainda carregam consigo instintos de todas as formas de seus ancestrais, lobos, chacais, rapozas, dingos e cães selvagens e outros….
Temos que lembrar que os cães não são humanos, por tanto não devem ser tratados como tal, eles não são nem pior e nem melhor, são apenas uma espécie direfente de nossa e devem ser respeitados como vieram ao mundo.
Não se preocupe sua Pastora continuará ser dócil e atenciosa. Mas tome cuidado quando pensar em introduzir novos animais em sua casa, sejam eles machos ou fêmeas. Ok…!!!!!!

Atenciosamente,

Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves
São Paulo – SP