Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Pombo Correio – Mortalidade

Sou colombiano,
tenho pombos correio, estouy com uma mortalidade alta nos últimos 2 meses, 9 pombos de 70 do pombal. O pombo estando sadio, da voltas ao redor y mexe a cabeça y morre.
a patologia não reportou nada.
grato pela sua ajuda,

Nestor

Estimado Nestor,
Pelos sinais clínicos descritos as possíveis causas da mortalidade são muitas. Na necropsia deve haver alguma alteração patológica. Procure investigar alguns problemas comuns como a Trichomoníase, um protozoário que causa lesões na boca, esôfago e restante do aparelho digestivo. Verifique a possibilidade de Eimeriose, outro protozoário que causa enterite. Verminose é sempre uma possibilidade a ser descartada. Se não houverem lesões, é bem
possível que trate-se de uma virose ou intoxicação. Algumas das viroses possíveis em pombos são herpesvirus (inclusive com encefalomielite), Encefalomielite viral e paramyxovirus (Doença de Newcastle ou outro paramyxovirus). Algumas toxinas são encontradas no alimento e água, tais como pesticidas e algas tóxicas. Procure analisar a qualidade da água e do alimento. Alimento com toxinas de fungos podem causar morte rapidamente. Os metais pesados, tais como chumbo e zinco podem causar intoxicação com sinais nervosos. Outra possibilidade é que seus pombos estejam sendo envenenados por pessoas que não os querem por perto. O mais indicado é entrar em contato com a Escola de Medicina Veterinária mais próxima e enviar as carcaças para necrópsia e exames complementares. Boa sorte.

Dr. Zalmir Silvino Cubas – Diretor do Parque das Aves Foz Tropicana – Foz do Iguaçu – PR