Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Rato-Toupeira-pelado




logo_zoo

heterocephalus_glaberNOME COMUM: Rato-topeira-pelado
NOME EM INGLÊS: The naked mole rat
NOME CIENTÍFICO: Heterocephalus glaber
REINO: Animalia
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Rodentia
FAMILIA: Bathyergidae
SUBFAMILIA: Heterocephalinae
GÊNERO: Heterocephalus
COMPRIMENTO DO CORPO: 8 a 10 cm de comprimento
PESO: 30 a 35 gramas
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Somália, Etiópia central e muito ao norte e leste do Quênia enendendo-se ao sul até i Parque Nacional de Tsavo Ocidental e a cidade de Voi. Também é registrado no Djibouti, sugerindo que a espécie tinha uma distribuição mais ampla que a atual.
HABITAT: Vivem juntos, em media, 20 a 300 indivíduos (média 75) em sistemas complexos de covas em desertos africanos áridos. Os sistemas de túnel construídos por reles podem estirar até três a cinco km em comprimento cumulativo.
DIMORFISMO SEXUAL: Há diformismo entre a rainha, os machos de procriação dela, e dois tipos de trabalhadores.
REPRODUÇÃO: Eles tem uma estrutura social complexa em qual só uma fêmea (a rainha) e um a três machos reproduzem, enquanto o resto dos indivíduos da colônia funcionam como trabalhandores. Eles começam a reproduzir com um ano de idade. Os trabalhadores são estéreis. Os ratos-toupera-pelados é uma das espécies de mamíferos que possuem a estrutura social semelhante a das abelhas, formigas e vespas. A relação de procriação entre a rainha e os machos podem durar muitos anos. Algumas fêmeas são temporariamente estéreis. As rainhas vivem de 13 a 18 anos e é extremamente hostil. Quando a rainha morre, outras fêmea toma o seu lugar. Muitas vezes ocorre brigas violentas entre as competiroras.
GESTAÇÃO: é de aproximadamente 70 dias.
CRIA: Varia entre 3 a 12 filhotes mas pode ocorrer até 28. Reproduz uma vez ao ano. Em cativeiro podem se reproduzir a cada 80 dias.
FILHOTE: nasce cego e pesa aproximadamente 2 gramas. A rainha os alimenta durante o primeiro mês; depois da qual os outros membros da colônia os alimentam de fezes até que se torne forte o suficiente para se alimentarem de comida solida.
TEMPO DE VIDA: Podem viver até 28 anos. A longividade se deve ao fato deles conseguirem abaixar o metabolismo em tempos difíceis.
ALIMENTAÇÃO: Alimentam-se principalmente de tubérculos muito grandes (pesando até 1000 vezes o seu próprio corpo). Esses alimentos são encontrado no subterrâneo, mas também comem as próprias fezes (coprophagia).
TRABALHADORES: Os animais menore possuem a função buscar comida e manter os túneis, enquanto os maiores sao mais utilizados na defesa e protegem o grupo de predadores externos.
STATUS: Não são animais considerados ameaçados de extinção.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe