Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Rinotraqueíte Infecciosa Bovina

Oi pessoal,
gostaria de receber informações via e-mail sobre a rinotraqueite. Tenho um sítio aqui em Minas e estou com esse problema em minhas vacas. Podem ficar tranqüilos, pois já contactei um veterinário e ele mandou vacinar todo o rebanho.
Obrigado pela ajuda,

Flávio
A rinotraqueíte infecciosa bovina e vulvovaginite pustulosa infecciosa (RIB e VIP) são infecções causadas por um herpes vírus. Dependendo da via de penetração e idade dos animais, o quadro clínico pode corresponder a uma doença das vias respiratórias ou genital (Exantema coital).

Epidemiologia
A introdução do vírus em rebanhos livres da doença se dá na maioria dos casos com a introdução de animais doentes ou com a doença em estado latente.
O tipo de doença que é originada é dada pela adaptação do vírus a um aparelho ou órgão e pela via de penetração do vírus no organismo e em alguns casos pela idade do animal infectado.
Por estas razões podem aparecer diversos tipos de doenças nas criações: RIB em bezerros e vacas de engorda; doenças febris com sintomas respiratórios em bezerros; meningoencefalite em bezerros; abortos em gestantes; conjuntivites em animais de todas as idades.
Não aparecem várias formas de doenças simultaneamente em circustâncias naturais de infecção.

Sintomatologia
Temperatura elevada (até 42ºC), fluxo nasal, salivação e conjuntivite; hiperemia nasal (rede nose), perda de apetite, respiração acelerada tosse seca e no decorrer da doença evolui para úmida. O aborto pode ocorrer entre a 3ª e 6ª semana de incubação sem manifestações clínicas aparentes. Nas partes visíveis da mucosa nasal, aparecem erosões e úlceras superficiais.

Diagnóstico
Nas formas respiratórias não existem dificuldades devido a formação de úlceras localizadas em áreas de necrose. Nas outras formas de RIB é necessário um veterinário para fazer o diagnóstico diferencial.

Tratamento
O uso de antibióticos é recomendado para prevenir infecções secundárias devendo ser consultado o veterinário para a indicação do mesmo.

Profilaxia
Vacinação – gestantes 2ª metade da gestação
Bezerros – 6 – 8 semanas em áreas problemáticas
As vacinas que melhor resultado dão são as de linhagens virais fracamente virulentas e geneticamente estáveis. Período de proteção das vacinas – 4-5 meses.

Caso reste alguma dúvida estamos à disposição para tentar resolvê-las.

Dr. Marcos André Fadel – Campos Novos – SC