Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Tâmia




logo_zoo

tamiaNOME COMUM: Tâmia
NOME CIENTÍFICO: Tamias minimus
NOME EM INGLÊS: Least Chipmunk
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Rodentia
SUBORDEM: Sciuromorpha
FAMÍLIA: Sciuridae
SUBFAMÍLIA: Xerinae
CARACTERÍSTICA: Listras longitudinais, variando conforme a espécie.
COMPRIMENTO: 18.5 a 22.2 cm
PESO: 42 a 53g , média 47,50g
PERÍODO DE GESTAÇÃO: 32 dias em média
NÚMEROS DE CRIAS: Criam uma vez por ano.
NÚMERO DE FILHOTES: 2 a 6 filhotes, nascidos na primavera.
PESO AO NASCER: 2.30 g
TEMPO PARA DESMAMAR E INDEPENDÊNCIA: 60 dias
MATURIDADE SEXUAL: 10 meses
DIFORMISMO SEXUAL: As fêmas são maiores que os machos.
TEMPO DE VIDA: 10 anos
tamia5ALIMENTAÇÃO: Eles possuem uma dieta variada que inclue: nozes, bagas, frutas, gramas, fungos, caracóis, insetos, e possivelmente alguns pássaros pequenos e mamíferos.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: São encontrados ao longo da América do Norte. Ocupam regiões de montanhas rochosas e grandes planicies ocidentais dos Estados Unidos. . Também são encontrados ao longo do Canadá central e ocidental e em partes de Winconsin, Minnesota e Michigan.
HABITAT: Vivem ao longo das florestas boreais e temperadas da América do Norte. Porém, preferem áreas mais abertas próximas às florestas. Eles também preferem precipícios rochosos, com rio corrente e lugares com neve.
ÁREA RESIDENCIAL: Foram calculados que vivem em uma área de 1/4 de um acre. Algumas áreas possuem até 6 indivíduos por acre.
IMPACTO HAMBIENTAL: Negativo. Os Tâmias não têm nenhum impacto negativo significante em humanos, entretanto eles podem ser ocasionalmente uma amolação para os campistas.
IMPORTÂNCIA ECONÔMICA: São rpedadores de insetos e podem fazer papel de dispersor de sementes e pôlen.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Não correm risco.
tamia4CURIOSIDADE: São animais que hibernam no frio. Sua temperatura corpórea é sempre a mesma, somente abaixando quando esta no estado entorpecido pela hibernação.

A tâmia não para de acumular alimento. Já foram encontradas tocas contendo vários quilos de comida estocados por uma única tâmia. Este pequeno esquilo da América do Norte passa o verão abarrotando as bolsas elásticas de suas bochechar de nozes, cereais e sementes, para depois leva-los até um buraco raso, coberto de folhas, onde ele armazena provisoriamente a comida. Antes do inverno, a tâmia terá reunido todas essas pequenas provisões dentro de sua toca. Então estará pronta para enfrentar os meses de frio. Há cerca de 70 espécies de tâmias de tamanhos diferentes.

Todas têm listras e vivem principalmente no chão das áreas arborizadas, embora às vezes subam nas árvores. Além de sementes, as tâmias comem insetos e ovos de pássaros. Às vezes, fazem estragos numa horta, mas sua costumeira amistosidade para com os seres humanos evita que sejam consideradas uma ameaça mais séria. O chilrear alegre das tâmias é um som familiar nos parques e locais de acampamento na América do Norte.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editrora Chefe