Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Tararuga d’água – local correto

Por gentileza, aprecio muito esta revista, e estou em duvida quanto ao seguinte “problema”: tenho em minha casa, um aquário com 2 tartarugas (dessas verdinhas, pequenas que agente compra em casas de peixes…). O proprietário que me vendeu “tal” tartaruga, não entende nada de “como” tratar, apenas pediu que trocasse a água do aquário (destes que já vem “prontos” com uma rampinha – particularmente para minhas tartarugas, inútil, pois só ficam na água), e desse uma “comidinha” destas parecidas com as de peixes… muito bem… a água eu coloco filtrada, pois tenho um filtro em minha casa, o qual filtra a água desde a rua…. assim mesmo, coloco 1/2 da “torneira” e 1/2 do filtro de beber…. um belo dia, pude observar que uma tartaruga não abria os olhos (pois possuem uma membrana que os tapa fecha), e os mantém fechados constantemente alem de me parecer que o “globo”(se pode dizer assim), estava “inchado”… liguei para um veterinário amigo e este pediu que se pingasse 1 gota de colírio de gentamicina, e a isolasse… a principio senti melhoras, pois o globo desinchou, um olho já podia ficar semi aberto, mas o outro ainda não. Resumindo a novela, continua com os olhos cerrados pela membrana… detalhe: não isolei a tartaruga e a outra não apresenta problema algum. Percebi apenas que esta que esta com os olhos ‘doentes” não esta se alimentando bem: tentei colocar a comida (aqueles camarões ou algo assim) na boca mas ela não aceita… como o tempo está frio (pelo menos por aqui), gostaria de me informar se tartaruga iberna…. pois a outra (a que esta boa) também estava meia letárgica e parece estar mais esperta por estes dias……. grata pela atenção da novela narrada, e se possível gostaria de maiores informações sobre como tratar adequadamente este tipo de bichinho, pis gosto muito delas… ah, e se possível, o nome dela em termos de “raça”… pois ninguém soube me informar….
grata,

Jeanize

Prezada Jeanize,

De fato, parece que quem lhe vendeu as tartarugas não é do ramo. Inicialmente, esses aquarinhos prontos não servem para tartarugas de água doce; aconselho você a montar um aqua-terrário com 1m X 0,50 X 0,50; nesse aqua-terrário você deve construir uma porção que seja seca, para que as tartaruguinhas saiam da água e possam descansar bem como se aquecer.

Assim, você deve instalar na tampa do terrário, uma lâmpada incandescente de 40w para fornecer calor aos animais. Ainda, instale um lâmpada fluorescente que emita radiação ultra-violeta, fundamental para os répteis, ou regularmente exponha as tartaruguinhas ao sol, evitando a superexposição fornecendo condiçõs de abrigo, como cascas de árvore, ou qualquer coisa que produza sombra para o caso dos animais procurarem se esconder do calor. Mantenha a temperatura da água em pelo menos 25ºC, que é o ideal. Sob essa temperatura elas devem se alimentar normalmente. Quanto àquela que está doente, separe-a, mantenha em água também aquecida a 25ºC e continue com o
tratamento preconizado pelo veterinário. Paralelo a isso, procure oferecer uma ração balanceada, como o ALCON GAMMARUS ou o ALCON REPTOLIFE. Quanto à espécie, é difícil responder, mas se as suas tartarugas possuírem uma única mancha em cada um dos escudos que formam o plastrão (a parte de baixo da carapaça), possui uma mancha vermelha estriada atrás dos olhos (mais visível me animais mais desenvolvidos), então trata-se da espécie Trachemys scripta elegans (Tartaruga-de-orelhas-vermelhas). Espero ter podido responder às suas perguntas satisfatoriamente. Boa sorte!

Atenciosamente,

Luiz Roberto Francisco – Biólogo – Diretor do Zoológico de Curitiba – ALCON