Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Tartaruga com avitaminose e canário com problemas na reprodução

Tenho duas tartarugas, que ficam no aquário, junto com peixes. Uma delas está com um problema : não abre os olhos, embora esteja se alimentando normalmente. como devo proceder?

Outra dúvida é com relação à criação de canários. Tenho um casal, a fêmea botou 4 ovos mas não quer chocá-los. O que está acontecendo? Notei que sua barriga está bem vermelha, e sem penas, porém não acho as penas no ninho nem na gaiola ou chão próximo á gaiola. Tenho a impressão que ela come as penas . Isso é possivel? O que devo fazer nessa situação?

Salmin
Prezado colega,

Suas tartarugas devem estar sofrendo de avitaminose A, ou seja, deficiência dessa vitamina na alimentação. Você deve fornecer uma dieta balanceada, com níveis elevados de vitamina A. Existe disponível nas lojas especializadas dietas específicas para tartaruguinhas. O fígado de peixes é também uma excelente fonte de vitamina A, isso se suas tartaruguinhas aceitarem esse alimento. Um medicamento bastante utilizado é o Aderogil® D3, encontrado nas farmácias humanas – repõe vitamina A e D. Uma gota por dia já é uma dose alta para esses animaizinhos. Pode ser necessário a aplicação de vitamina A por via subcutânea. Nesse caso é recomendável levar os animais a um veterinário especializado.

A reprodução dos canários dependente diretamente do período de exposição à luz solar. A medida que os dias vão ficando com mais horas de luz, as aves passam por mudanças fisiológicas e hormonais, ocorrendo a reprodução. Muitas espécies da Ordem Passeriforme necessitam de dias com pelo menos 14 horas de luz para iniciarem a reprodução. Assim, mantê-las em local bem iluminado pelo sol é importante (não deixar diretamente exposto ao sol, pois podem morrer de calor!). Para a fêmea é importante ter um macho em condições de reproduzir, de modo que venha a apresentar o comportamento de fazer ninho e botar ovos. Para chocar e cuidar dos filhotes é necessário que exista comportamento reprodutivo entre o casal. Assim, você precisa de um bom canário macho reprodutor junto a sua fêmea em postura. Será que o canário que você possue é jovem ou velho demais? Verifique ambém se não existe ectoparasitas no ninho (piolhos) ou nas aves – são pequenos e devem ser observados atentamente. É preciso saber se a fêmea não está doente e se o ninho está em local adequado. Aves doentes não ficam no ninho. A ausência de penas pode ser devido a muda. O processo de muda é natural. É quando a ave substitui as penas antigas por penas novas. Se a muda persistir por longo tempo, é então, um processo patológico. Você não deve estar encontrando as penas nas imediações da gaiola, pois o processo é gradual, uma pena após a outra, as quais podem ser levadas pelo vento e são facilmente dispersas. Existe sim a possibilidade de que a avezinha esteja arrancando suas próprias penas, ingerindo-as ou simplesmente destruindo-as.

Essa anomalia é mais comum acontecer com araras e outros Psittacideos. Se estiver ingerindo penas pode ser de origem comportamental, deficiência nutricional ou outras causas. Observe se as áreas sem penas na ave está em regiões do corpo onde ela consegue alcançar com o bico. O abdome avermelhado pode ser por trauma ao arrancar penas. Sugiro que você observe suas aves por várias horas e dias para ver como se comportam. Assim, terá mais informações sobre elas. Recomendo fornecer uma dieta balanceada. Existe no mercado rações próprias para canários de boas marcas, as quais são mais equilibradas. Dietas incorretas tendem a causar problemas diversos. Sucesso no tratamento dos seus animaizinhos.

Dr. Zalmir Silvino Cubas – Diretor do Parque das Aves Foz Tropicana – Foz do Iguacú – SP