Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Tendências para o futuro




caes_logo

As tendências são as mais promissoras porque se está conscientizando crianças com essas idéias. As crianças já estão chamando a atenção de seus pais para esses detalhes.

A mentalidade relativa a animais selvagens como “assassinos” está começando a mudar. O homem está descobrindo que ele é o maior de todos os predadores. Está começando a se preocupar com a extinção de várias espécies provocada por suas mãos. Está começando a descobrir que não se pode classificar os animais segundo sua utilidade, inutilidade ou nocividade tendo ele, o homem, como parâmetro.

Já existem inúmeras entidades preocupadas com a utilização de animais em pesquisa de laboratório. O homem está começando a entender que ele não tem todo esse direito divino sobre a vida dos outros seres, assim como acabou percebendo que não tinha direitos sobre a vida dos filhos, das mulheres e dos escravos.

Os países mais adiantados já estão abolindo, na cinofilia, a cirurgia estética como forma de “consertar” um erro de projeto genético. Em vários paises já não se cortam mais as orelhas e as caudas para tornar o cão “mais bonito”.

Hoje já se admite que para ter um cão obediente não é preciso maltratar, não é necessário castigar, muito pelo contrário, as modernas técnicas de adestramento são baseadas no livro Adestramento Sem Castigo.

O próprio conceito de adestramento mudou: hoje adestramento é educação.

Bruno Tausz
Consultor e Colaborador em
cinologia, cinotecnia, comportamento animal e adestramento