Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Toxoplasmose e gravidez

Sou casado e tenho eu Pastor Alemão, com idade de 1 ano e 4 meses, ele esta em um canil para adestramento.
Tenho duvidas sobre a Toxoplasmose, pois minha esposa esta gravida, ela e eu temos muito contato com o nosso cão( viajamos juntos no carro etc).
Gostaria de saber se o cão mesmo vacinado como ele é, existe possibilidade de nosso filho contrair a doença?
E maiores informações sobre a Toxoplasmose/canina. Por favor me respondam o mais breve. Desde já agradecemos,

Wilson
Caro Wilson.

A toxoplasmose é causada por um protozoário, o Toxoplasma gondii. Ele desenvolve um ciclo sexuado nos hospedeiros definitivos e um ciclo assexuado nos hospedeiros intermediários. Porém, nos hospedeiros definitivos, o T. gondii realiza os dois ciclos. Espécies dos gêneros Felis e Lynx (mas particularmente os gatos) são os únicos hospedeiros nos quais o T. gondii pode completar todo o seu duplo ciclo vital. Os demais
animais (mamíferos ou aves) não podem manter senão as fases assexuadas do ciclo e desempenham, portanto, o papel de hospedeiros intermediários. Eles transmitem a infecção apenas quando sua carne servir de alimentação de outros animais (ou do homem) ou quando venham a fazê-lo por via congênita. Só o gato elimina os oocistos infectantes através de suas fezes onde, em 1 grama pode conter de 10.000 a 100.000 oocistos. Esta fezes vão contaminar o meio ambiente (solo, pastagens, águas), daí o homem pode ocasionalmente ingerir o próprio cisto eliminado pelo gato ou infectar-se ao comer carne mal cozida de algum animal contaminado. A transmissão congênita ocore entre animais e na espécie humana. Portanto, muito excepcionalmente o cão será transmissor da toxoplasmose para o homem, para isto acontecer ele deverá carregar o cisto, eliminado por um gato, e repassá-lo ao homem. Não há vacina contra a toxoplasmose. Durante o pré-natal são feitos exames para detectar esta doença na mulher, que poderá ser muito lesiva ao feto. Se a mulher estiver livre da toxoplasmose nada ocorrerá com o futuro bebê.
Um abraço com afeto.

Dr. Paulo Cesar Madi – Clinica Medica – Santo Antonio da Posse – SP