Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Triops – Cuidado!!

Gostaria de saber onde comprar o TRIOPS, um crustáceo que esta sendo a moda no momento nos EUA e Europa e que chegou no Brasil mês passado.

Rebeca

Prezada Rebecca,

Pouco se sabe sobre esse pequeno crustáceo, o Triops. Sua difusão iniciou-se provavelmente a partir da Bélgica e/ou da Alemanha. É um pequeno crustáceo que tem, entre outras características, um notável poder de desenvolvimento e proliferação. Pelas suas diminutas dimensões, seu alimento consiste de plâncton, microorganismos que vivem em diferentes estratos na água. Ainda, atribui-se ao Triops uma capacidade em permanecer em um estado latente (inativo, mas vivo) durante por um período compreendido entre 4 ou 5 anos.

Consegue imaginar os danos que um animal com estas características poderia causar aos animais nativos do Brasil? Competiria de forma desigual com animais da nossa fauna que também se alimentam de plâncton; faltaria alimento a esses animais, que escasseariam ou mesmo poderiam desaparecer; desaparecendo esses pequenos animais, faltaria alimento a outros de maior porte que deles se alimentariam. Iniciaria-se uma seqüência de prejuízos em cascata para a cadeia alimentar. A possibilidade destes animais permanecerem por tão longo tempo latentes é simplesmente aterrorizante.

Pelas razões expostas, a entrada desse pequeno crustáceo no país seria uma irresponsabilidade e portanto foi recentemente impedida pelas autoridades brasileiras. Se existem exemplares no mercado, provavelmente entraram de forma ilegal no país e por essa razão desconheço onde poderiam estar sendo comercializados. Trata-se de um caso gravíssimo, perigoso aos nossos ecossistemas e portanto é completamente desaconselhável que esse pequeno animalzinho venha a ser tratado como pet. Existem uma infinidade de animais muito mais interessantes e menos perigosos. Sinto desanimá-la.

Luiz Roberto Francisco – Biólogo – Diretor do Zoológico de Curitiba – ALCON