Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Tucano-do-bico-verde




logo_zoo

tuco_marcia2NOME COMUM: Tucano-de-bico-verde
NOME EM INGLÊS: Red-breasted Toucan
NOME CIENTÍFICO: Ramphastos dicolorus
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Piciformes
FAMÍLIA: Ramphastidae
TAMANHO: 48 cm de coomprimento
PESO: 350 gramas
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: América do Sul. Nativa do Brasil, Argentina e do Paraguai.
HABITAT: áreas florestadas, desde o literal até zonas montanhosas, incluindo as florestas de planalto.
tuco_marcia4REPRODUÇÃO: São monigâmicos territorialistas e vivem e se reproduzem em casal isolado. Não há diformismo sexual e a sexage é feita através de DNA.
RITO NUPCIAL E CONSTRUÇÃO DO NINHO – normalmente o macho oferece alimento à fêmea (o contráro também pode acontecer, mas com freqüência muito menos); o alimento oferecido é composto de fruto recém-colhido ou regugitado. A cópula que acontece em um poleiro situado a algus metros do solo e dura apenas alguns segundos. Na incubação dos ovos, a fêmea fica a maior parte do tempo com a incumbência de ficar a maior arte do tempo no ninho, quando é alimentada pelo macho. A fêmea choca e o macho a alimenta.
NINHO: construídos em cavidades de árvores, sejam naturais ou escavadas por pica-paus. Mesmo sendo bastante duro para o peso, o bico dos tucanos não conseguem perfurar a casca das árvores; eles apenas ampliam uma cavidada já existente se o casca não for dura demais.
POSTURA: de 2 a 4 ovos
PERÍODO DE INCUBAÇÃO: 18 dias

tuco_marcia

ALIMENTAÇÃO DOS FILHOTES: Ao nascerem os filhotes são alimentados com larvas, insetos e frutas macias.
TEMPO DE VIDA: aproximadamente 40 anos
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Como o ppóprio nome popular indica, o bico de cor verde, garganta e peito amarelos e barriga vermelha.Também podem ser conhecidos pelo nome de tucano-de-peito-vermelho. Possuem pés zigodáctilos(dois tucodedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores.
CATEGORIA: O tucano ainda não éuma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como conseqüência a diminuição de sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte.
ALIMENTAÇÃO: Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo tratogastrointestinal. Além de serem frugívoros (comerem fruta), necessitam de um certo nível protéico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como largarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves.
COMPORTAMENTO: Quando se alimentam de frutos atuam como dispersores de sementes, regurgitando ou defecando-as. Não são aves migratórias. Se deslocam em vôos retos e levemente ondulados de uma árvore a outra. Costuma tomar banho na chuva, mas na seca tende a procurar água em outros locais para banhar-se. Se comunica com um som rouco. Há 37 espécies que habitam a América Central e a do Sul . Dormem em buracos de árvores (nelas fazem seus ninhos). Nessas horas, têm uma pose curiosa – dobram a cauda por cima do dorso, viram a cabeça para trás e enfiam o bico debaixo da asa.
FOTOS: Marcia Okamice

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe