Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Vison-europeu




logo_zoo

vison-europeuNome Comum: Vison-europeu
Nome em Inglês: European mink
Nome científico: Mustela lutreola
Filo: Chordata
Reino: Animalia
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae
Género: Mustela
Espécie: M. lutreola
Comprimento: 40cm, incluindo a cauda
Maturidade Sexual: 1 ano
Período de gestação: 2 meses
Ninhada: 5 a 10 filhotes por ano
Período de acasalamento: inicia em fevereiro
Alimentação: Alimenta-se de peixes, caranguejos, caracóis e outros moluscos. Às vezes apanha aves escondidas nos juncais.
Característica: expele substância almiscarada quando perturbado.

Quente, durável e leve, a pele desse pequeno carnívoro é tão procurada que quase não existe mais visons em estado selvagem. As peles do vison à venda nas lojas são, na maioria, de animais criados no norte dos USA, Canadá e URSS. O cruzamento selecionado resultou em variedades novas, mais resistentes e com pêlo mais denso. O vison-europeu, que tem um pelame macio e brilhante de cor marrom, era encontrado antigamente no centro do continente, desde a França até o Cáucaso e em regiões setentrionais, como a Finlândia e a Sibéria. Desapareceu quase completamente. Atualmente os visons criados na Europa são descendentes dos norte-americanos, dos quais existem 15 espécies do gênero Mustela.

O vison vive perto de lagoas, rios , riachos e quedas d’água. Como a lontra, o vison cava sua toca nas margens cobertas de arbustos. É ótimo pescador. Alimenta-se de peixes, caranguejos, caracóis e outros moluscos. Às vezes apanha aves escondidas nos juncais. Excelente nadador, o vison movimenta-se com lentidão em terra firme. O período de acasalamento se inicia em fevereiro. O macho se cruza com diversas fêmeas, mas vive com uma só quando os filhotes nascem.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe