Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Esquilo da Mongólia

Guarujá 11/08/98
Meu nome é Felipe tenho 20 anos e hoje realizei um sonho muito antigo adiquiri um roedor (esquilo).Mas fiquei em dúvida sobre o fato de meu esquilo ficar apegado a mim como fazem os cobaias e hamsters ,ou sairia correndo na primeira oportunidade e se esconderia.
Gostaria de saber se eles são tão brincalhões apegados aos donos quanto os outros roedores, e se o fato dele ser muito novo ainda tanto em idade e no fato me conhecer hoje.
Gostaria também de saber quanto a sua alimentação, se poderia adicionar a seu cardápio cemoura ,batata ,alface e o que poderia fazer quanto ao fato de seus dentes crescerem sem parar e que podem até morrer. E o que poderia por em sua gaiola como brinquedos para ele ou cama já que aparentemente ele mastiga tudo o que vê na frente. Por favor me ajudem pois é a primeira vez que crio um animal dessa especie e sou totalmente leigo sobre esses animais.

Felipe
Prezado Felipe:
Parabéns pelo seu novo amigo. Os roedores não são normalmente apegados aos donos como são os cães. Os esquilos da mongólia ou gerbilos preservam um forte extinto de animal selvagem. Nem mesmo os hamsters ou cobaios ficam muito apegados ao dono. Mas nem por isso deixam de ser excelentes animais de companhia. A alimentação deve ser a base de mistura de sementes, a qual inclui o girassol. Porém cuidado para não dar muito girassol, pois os animais ficam gordos e podem até morrer obesos. Dê ração de coelho ou de roedores (ratos de laboratório). Se não achar, pode ser outra ração, como a de frangos, porém peletizada. Pode dar verduras frescas sem inseticidas. Pode dar cenoura e outras verduras que ele goste, também milho na espiga e se souber de algum lugar que vende insetos, pode dar ocasionalmente tenébrio (larvas de besourinhos) ou grilos de laboratório. Mas se não conseguir insetos, não tem problema. Uma ração peletizada balanceada para coelhos vai ser suficiente. Recomenda-se ração com 12% de proteina e 6 a 8% de gordura; para animais em reprodução, 15 a 16% de proteina e 7 a 9% de gordura e para animaizinhos velhos 10 a 11% de proteina e 3 a 5% de gordura. Lembre-se, dê sempre água ao seu gerbil. Existe uma falsa crença que estes animais não precisam de água. Isso não é verdade, ele beberá pouco, mas beberá. Os dentes incisivos dos roedores crescem continuamente, portanto, roer é um hábito saudável. Ponha galhos ou cascas de árvores na caixa dele. Isso distrai o animal e desgasta os dentes. Os dentes só vão crescer sem parar se as mandíbulas estiverem fora de alinhamento, daí é uma condição patológica. Realmente eles mastigam tudo que está pela frente.

Assim, aqueles brinquedinhos plásticos para hamster serão provavelmente triturados. Brinquedos e rampas na gaiola distraem o animal e são necessários para o bem estar. Eles gostam de roer e fazer ninhos. Aqueles rolos de papelão no centro de papel higiênico podem se tornar brinquedos interessantes, os quais eles roem e fazem ninhos. Brinquedos de cerâmica são mais difíceis de serem roídos e ingeridos. Faça você mesmo o ambiente do seu animal, você vai aprender e se divertir com ele. Veja o que ele gosta e faça as mudanças conforme a necessidade. Você pode pôr pedaços de madeira para a cama e outros materiais. Um grande aquário pode funcionar como viveiro para estes animaizinhos. Mantenha a higiene do ambiente.
Sucesso na sua criação.

Dr. Zalmir S. Cubas – Diretor do parque das Aves Foz Tropicana – Foz do Iguacú – PR