Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Estomatite em serpentes

Gostaria de saber quais os sintomas e o tratamento correto para estomatite em serpentes?

Fabio

Prezado Fábio,

A estomatite em serpentes não é uma doença e sim um sintoma. O diagnóstico pode ser feito baseado na observação da cavidade oral. Veremos placas amareladas ou acinzentadas, semelhantes a *aftas*. Às vezes, no início, veremos pontos avermelhados, e a salivação aumenta. no caso de estomatite o animal torna-se letárgico (*triste*) e não se alimenta direito, às deixando totalmente de comer.

A estomatite é uma infecção secundária. A boca deve ser tratada e a dieta alimentar deve ser mudada. Algumas vezes o problema pode ser de origem ambiental, portanto o ambiente é que deve ser mudado.

Se não for tratada, a estomatite pode se complicar, causando osteomielite (inflamação nos ossos da mandíbula e crânio)e os dentes podem se soltar.

O tratamento mais correto é feito à base de antibióticos. Para isso, consulte um veterinário especialista em répteis e/ou animais silvestres. Um tratamento auxiliar pode ser feito lavando a boca com soluções antissépticas, como água oxigenada e produtos a base de iodo, que alteram o pH da boca para que as bactérias não consigam se desenvolver. Mas deve-se ter cuidado para que o produto não seja engolido, pois pode fazer mal.

As placas de pus também devem ser removidas pelo veterinário, pois pode ocorrer sangramento, devendo então ser feito por um profissional.

Já que muitas vezes o animal não está se alimentando, pode ser necessário uma hidratação e alimentação forçada, também de acordo com o veterinário.

As mudanças ambientais que podem ajudar são: controle da temperatura, próximo ou acima do ideal para cada tipo de serpente. Animais que vivem em tocas devem ter um local ideal para se esconder, animais de árvores devem ter um galho para subirem e dormirem. Deve-se evitar pessoas estranhas e barulhos que possam aumentar o estress.

Estas medidas devem ser seguidas após uma consulta ao veterinário; converse com ele/ela para saber qual é o melhor tratamento para o seu animal.
Só o veterinário poderá dizer exatamente o que está causando a estomatite e o melhor jeito de cuidar de seu animal!

Cristina Jorge – Campinas – SP