Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Tartaruga – manejo e Perda do equilibrio

Prezados Senhores,

Tenho duas tartarugas de água (bia e Jorge) com respectivamente 17cm e 15 cm de casco. Estào dentro de um aquario na varanda de 80cm X 50 X 40. Alimentação consiste em alaface, cenoura e a Tetris.Gostaria também de saber se tem outra tipo de alimentação.
Nesses ultimas dias o Jorge tem ficado direto na plataforma em grama artificial, quando desce para água ela fica nadando de costas , ou seja, dando voltas em si mesma, e tem didficuldade em peramanecer no fundo. Parece que uma das patas não… digamos….mexe direito. Gostaria de saber quais as providencias que devo tomar e se tenho que mudar alimentação. Informo ianda que nessa ultima semana eu alimentei apenas com alface e cenoura. Desde já agredeço a atenção e espero que não sej nada grave, pois tenho duas filhas que são apegadas as bichinhas.

Um abraço,

Oscar
A primeira coisa que deve fazer é colocar suas tartarugas em um aquário maior, pois o atual é muito acanhado para as duas. A alimentação pode ser incrementada com Alcon Gammarus e Alcon Reptolife. Quanto ao problema referente à natação, pode ser que ela esteja com algum problema no pulmão e, portanto de ordem respiratória. O acúmulo de secreções no pulmão pode desequilibrar o animal. Seja como for, o caso parece grave. Por essa razão encaminhei sua pergunta ao Dr. Zalmir Silvino Cubas, que é médico veterinário e especializado em animais selvagens.
Boa Sorte!!

Luiz Roberto Francisco – Diretor do Zoo de Curitiba
Senhor Oscar,
A perda do equilíbrio hidrodinâmico está normalmente relacionada a distúrbios pulmonares. O acúmulo de líquido nos pulmões (edema), como é comum nas pneumonias, bem como reações inflamatórias e todo o processo que segue leva a alterações da densidade dos pulmões e consequente desiquilíbrio na água. Essa perda de hidrodinâmica é mais provável nas pneumonias que afetam apenas ou mais intensamente um dos pulmões, causando o desiquilíbrio. Sugiro o encaminhamento urgente a um médico veterinário especializado na região, que pode estar em uma clínica veterinária ou num zoológico. É necessário o tratamento com antibiótico e protocolo adequados. Um exame radiológico (raio x) pode dar uma idéia do grau de envolvimento dos pulmões. O prognóstico depende do estágio que se encontra a doença.

Dr. Zalmir Silvino Cubas – Foz do Iguaçu – PR
Tartarugas – Manejo e reprodução
Boa tarde

Tenho duas lindas tartaruguinhas que mantenho em um terrário. Trouxe-as pequeninas e após um ano, já se encontram bem encorpadas (da cabeça ao rabo com uns 14 cm). Muitas vezes as levo para passearem no jardim e percebo que ficam extremamente felizes, andando de um lado para o outro sem se cansarem. Outras vezes as deixo em meu terraço onde também ficam felizes andando entre os vazos. Quando estamos passeando pelo jardim, reparo que a menor, por vezes, gosta de fazer um buraquinho em um monte de terra e fica lá horas se eu deixar.

Gostaria de saber :

A partir de quanto tempo de vida elas estarão prontas para procriar?
Qual o melhor ambiente para que isso ocorra com sucesso? Penso que as coisas se dificultariam no terrário! Onde colocará a fêmea seus ovos?
Hoje elas viveriam bem se as deixasse só no jardim ou sempre necessitarão de água em forma de aquário?
As vezes eu as pego olhando-se fixamente uma à outra com um movimento mágico na água, com as patinhas da frente na vertical, efetuando movimento ondulatórios com uma frequência que passa de suave para intensa. O que seria isso? Sinto algo bonito entre elas mas não consigo precisar. Parece uma dança, uma paquera, será? Se possível gostaria de saber do que se trata. Estava pensando em construir uma pequena fonte com uma parte havendo grama e outra com areia, nao esquecendo da agua caindo pelas pedrinhas. Seria esse um ambiente razoável para elas terem uma melhor qualidade de vida e procriarem?
As minhas tartarugas são aquelas que possuem a marca laranja na lateral da cabeça, cujo nome não me recordo. Desde já gostaria de agradecer a atenção!
Aguardo ansiosa notícias.
Obrigado.

Roselaine
Cara Roselaine,

Suas tartarugas provavelmente pertencem à espécie Trachemys scripta elegans, se possuem a estria pós-ocular alaranjada. Se você pretende construir um laguinho ou aquaterrário para mantê-las, posso lhe assegurar que é o ideal. Vo cê deve fazer uma parte aquática e outra te terra preta, areia e folhiço misturados. Essa área serve para os animais descansarem e para as fêmeas depositarem seus ovos. Essas tartaruguinhas provavelmente só estarão aptas a reproduzir daqui a alguns anos, talvez 4, 5 ou mais. Contudo, sua reprodução nessas condições é muito difícil. O fato de realizarem movimentos com as nadadeiras pode ser um bom indicativo, mas é improvável que seja um processo de côrte em animais tão jovens. Espero ter podido responder às suas questões.

Boa sorte!

Luiz Roberto Frnacisco – Biólogo – Diretor do Zoo de Curitiba