Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Hamster – Comento Filhotes

Minha filha tem um casal de hamster e é a segunda vez que eles “comem” os filhotes. Na primeira cria (há 40 dias mais ou menos) nasceram dois, um morto.
Eles comeram o morte e dois dias depois o outro que aparentemente estava bem, desapareceu.
Esta semana estavam com 5 filhotes, até dia 04/06 (1 semana de vida).
No sábado, apenas 2, um já morto e aberto e outro vivo. A diferença é >que na 1ª cria o casal estava junto, agora logo após a cria, ela separou o casal. A fêmea comeu os filhotes. Como isso é possível, como proceder?
Obrigado

Rosana
Rosana,
Os hamsters são muito sensíveis à presença humana durante o parto e na primeira semana de vida. É correto separar o macho. A fêmea tem que ficar em lugar tranqüilo, que seja de seu conhecimento prévio e importante: ninguém deve ter contato com ela nos primeiros 10 dias de vida dos filhotes. O melhor é pôr comida para durar uma semana e deixá-la quieta em ambiente de meia-luz, sem entrar no aposento, sem ver os filhotes. Algumas fêmeas são muito sensíveis, outras nem tanto. Não deixe faltar comida e dê água, pois a falta de leite materno pode debilitar os filhotes e ela poderá então, matá-los. É recomendável colocar alguns pedaços de frutas ou verdura na gaiola quando ela estiver com filhotes; faça isso de maneira rápida e de preferência quando a fêmea estiver dormindo. Se com todos esses cuidados ela continuar matando os filhotes, poderá haver outros fatores envolvidos.
Nas primeiras crias as fêmeas são inexperientes e esses problemas podem acontecer mais frequentemente. Algumas linhagens genéticas podem produzir fêmeas agressivas.

Dr Zalmir Silvino Cubas – Selvagens – Diretor do Parque das Aves Foz Tropicana em Foz do Iguaçú-PR