Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Hamster – Reprodução

Em primeiro lugar, quero parabeniza-lo pela sua home page sobre a criaçao de hamster. Gostaria que me esclarecesem uma duvida. Adquiri uma hamster fêmea siria, filhote, e um macho adulto angora. Depois de alguns dias percebi que a femê estava gravida e a separei do macho. Depois de 16 dias ela teve 9 filhotes, que viveram 8 dias e morreram os 5 menores todos num dia só, so restando os 4 maiores e mais bem desenvolvidos.. Gostaria de saber o porque da morte dos cinco? Sera que a femê é muito nova e nao conseguiu sustenta-los com leite? Segui toda a recomendaçao de vcs em relaçao ao manuseio e alimentaçao. É certo o cruzamento de raças como,o sirio e angora? Desde já agradeço.

Netto

Netto,
É bem possível que a fêmea não tivesse leite para todos, restando apenas os mais desenvolvidos e fortes para brigar por comida. Se a fêmea não se sente tranquila, pode matar todos ou alguns filhotes. Portanto, na primeira semana de vida recomenda-se deixá-la completamente só com os filhotes em um local tranquilo, sem a presença de pessoas. Não se deve mexer nos filhotes.
As fêmeas primíparas (primeira cria) são inexperientes e a mortalidade tende a ser maior. Possivelmente na segunda cria ela venha a cuidar melhor dos filhotes. Após o casalamento a fêmea deve ser deixada só durante o período de gestação, parto e criação dos filhotes. Não há problema em cruzar o angorá com o hamster de pelo curto.

Dr· Zalmir Silvino Cubas – Selvagens – Diretor do Parque das Aves Foz Tropicana em Foz do Iguaçú-PR