Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Hamster – Cio e dúvidas na reprodução

Prezados Senhores:

Comprei há cerca de um mês um casal de Hamsters “Panda” em uma loja de animais. Na ocasião, o lojista me informou que os dois tinham cerca de três meses de idade, o que significa que estão hoje com cerca de quatro.

Procurei – em diversas fontes – informações específicas sobre esta espécie, mas sem sucesso. Sobre Hamsters de maneira geral, descobri o seguinte, em meio a várias informações imprecisas ou mesmo contraditórias:

o cio é de três em três dias;
o tempo de gestação da fêmea é de dezesseis dias;
os filhotes podem ser separados da mãe depois de vinte e seis ou vinte e oito dias;
não se deve deixar uma fêmea acasalar com mais de um macho;
a “família” ideal, segundo alguns criadores amadores, é formada por um macho e três fêmeas, de forma que o macho cruze uma vez por mês, alternando-se as fêmeas, para que cada uma delas possa descansar após o nascimento de cada ninhada.
Venho recorrer à “Saúde Animal” para confirmar a veracidade dos dados acima, e para saber se os mesmos se aplicam à variedade “Panda” tanto quanto às outras. Outra coisa: podem-se misturar pandas com hamsters de outras espécies? Nesse caso, um macho panda não geraria filhotes grandes de mais para serem gestados por uma fêmea comum? Já tentei colocar junto com os dois uma fêmea bege-e-branca de três meses, mas todos brigaram, e eu tive de separá-los.

Agradeço desde já por qualquer informação que me puder ser enviada, aproveitando para parabenizar a iniciativa de manter este espaço.

Anônima

Segue algumas informações sobre o Hamster sírio. Espero que sejam úteis:
Início da reprodução no macho: 10 a 14 semanas
Início da reprodução na fêmea: 6 a 10 semanas (pode estar madura entre 32 e
45 dias)
Duração do ciclo: 4 dias
Gestação: 15 a 18 dias
Estro pós-parto: infértil
Estro fértil ocorre 2 a 18 dias após o desmame dos filhotes.
Peso dos filhotes ao nascer: 2 g
Tamanho da cria: 5 a 9
Desmame: 20 a 25 dias
Reprodução: de 10 a 12 meses
À medida que o estro se aproxima, é possível ver um muco na vulva.
Na manhã após o estro sai um muco opaco. Ao final da tarde é possível aproximá-la do macho, podendo estar receptiva a ele. A fêmea é colocada com o macho na gaiola 1 hora antes de escurecer o dia, observá-los e retirá-la se brigarem ou após cópula.
Um sistema rotacional de fêmeas para um macho é sugerido na criação
comercial, mudando as fêmeas a cada semana para o macho. Porém, esse sistema não é recomendado para animais de estimação.

Dr. Zalmir Silvino Cubas – Foz do Iguaçu – PR