Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Gangrena seca em Iguana

Primeiro queria parabenizar pela bela pagina. Tenho um iguana que esta com problema na ponta do rabo, onde acontece que a ponta seca e quebra sempre em 1cm estou muito preocupado pois ele esta diminuindo, mas ele não apresenta nenhum sinal de fraqueza parece nem estar preocupado com o que esta acontecendo. Qual a solução para o problema, espero resposta o mais rapido possivel muito obrigado .

Luiz

Prezado Luiz:
Seu animal deve ter o que chamamos de gangrena seca, ou seja, a porção seca perdeu a irrigação (vasos) e inervação (nervos), ocorrendo a morte do tecido e conseqüente amputação natural. Isto ocorre normalmente devido a um trauma na cauda, por exemplo, quando fecha-se a porta do terrário e prende a cauda do animal. Pode instalar-se também no local infecção, o que agrava a condição patológica. Quando a porção gangrenada é a pontinha da cauda, é fácil amputá-la sem anestesia e com instrumentos estéreis, não sendo necessário sutura. Já quando as porções afetadas são as mais superiores, há a necessidade de amputação com sutura e aplicação de antibióticos via parenteral (por injeção). A amputação do tecido necrosado deve ser feita acima do limite entre o tecido sadio e o necrosado, para evitar posterior infecção e continuidade do processo. Este procedimento deve ser feito por médico veterinário. A ferida deve ser tratada com pomada-antibiótico.
Mantenha o ambiente o mais limpo possível para evitar infecção. A cauda deverá regenerar-se, se as condições de cativeiro e a nutrição forem adequadas.

Dr. Zalmir Silvino Cubas – Médico Veterinário e Diretor do Parqque das Aves Foz Tropicana e, Foz do Iguaçú – PR