Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Macho ou Fêmea?

Gostaria de saber como devo fazer para identificar o sexo de um par de tartarugas adultas que irei ganhar! E como deve ser o lar delas para reprodução, o que deve Ter? E todos cuidados necessários desde alimentação até reprodução, já estão adultas, não sei de que espécie são, SOU DO SUL CURITIBA. Aguardo com entusiasmo.

Felipe
Caro Felipe,

Normalmente é relativamente fácil identificarmos o sexo de quelônios adultos, contudo é preciso ter certeza de qual espécie de quelônio está falando. As tartarugas propriamente ditas vivem exclusivamente no mar e possuem apêndices locomotores transformados em nadadeiras ou aletas, sem unhas; os jabutis, que vivem no seco, possuem a carapaça bastante convexa e os apêndices locomotores bastante robustos, semelhantes a patas de elefante e os cágados, que vivem em água doce, possuem os apêndices locomotores
achatados como nadadeiras mas também possuem unhas. Portanto, é bastante provável que você esteja se referindo a jabutis ou cágados. Os jabutis machos possuem a parte ventral da carapaça bastane côncava, para encaixar sobre a fêmea no momento do acasalamento e portanto estas, possuem a parte ventral sem concavidade ou mesmo ligeiramente convexa. Os cágados são melhor diferenciados pelo tamanho da cauda, que nos machos é maior do que nas fêmeas; os machos também possuem os apêndices locomotores anteriores mais desenvolvidos do que as fêmeas.
Os jabutis devem ter uma alimentação diversificada, com um pouco de tomates, cenouras, carne, cogumelos, repolhos, frutas, camundongos abatidos, couve-flor, etc. Os cágados também devem receber produtos tanto de origem animal quanto vegetal, como escarola, repolho, carne, suplemento de cálcio, neonatos de camundongos, etc. Cuidados com reprodução muito complexos e específicos e para informá-lo melhor eu necessito saber a que espécie está se referindo. De qualquer forma, sendo de Curitiba é muito mais fácil podermos ajudá-lo, basta que entre em contacto conosco.
Espero ter podido responder apropriadamente a suas questões.
Um grande abraço,

Luiz Roberto Francisco – Diretor do Zoológico de Curitiba