Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Largatixa comum

Oi novamente. Muito obrigado pelas informações. Não se preocupem, eu não tenho uma Jacarerana apesar de parecer ser um animal legal de criar, mas pelo visto é muito raro.
Tenho mais uma dúvida, última, e não mais os importunarei. Gostaria de saber como criar a lagartixa comum (hemidactylus mabuia). Informações como tamanho do terrário, decoração, substrato, umidade, temperatura, iluminação, alimentação (se na base de grilos, tenébrios e moscas) e reprodução.
Agradeço desde já.

Renato
Caro Renato,

A primeira coisa a considerar para a manutenção de qualquer espécie de Hemiydactylus é a temperatura, de pelo menos 25ºC. O terrário deve ser mais alto do que largo, pois são animais que muito raramente são visualizados no solo. Preferencialmente considero que uma boa opção que os terrários tenham pelo menos 1m de altura, com uma base quadrada de 0,50m. Os terrários podem ser de madeira ou vidro. Apesar de serem animais noturnos aconselho a instalação de uma pequena lâmpada ultravioleta para banhos de radiação UV em intervalos regulares para os animais. Imprescindível a instalação de uma caixa-ninho no interior do terrário (um ninho de periquito colocado na vertical é perfeito) para os animais se abrigarem ou se esconderem. A alimentação estritamente feita à base de insetos e deve ser variada, contendo grilos, baratas e larvas de tenébrio. Sugiro que inicialmente você mantenha uma terno de animais, ou seja: um macho e duas fêmeas. Um outro cuidado que você deve tomar é quanto à umidade; observe se os animais são provenientes de clima úmido e procure mantê-los sob umidade similar.
Acredito que com essas informações você já pode começar. Boa sorte.

Luíz Roberto Francisco – Biólogo -Diretor do Zoode Curitiba – ALCON