Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Manejo correto das tartarugas

Crio duas tartaruguinhas que são muito bem tratadas. Mas acredito que ainda tenha algumas falhas por não ter quem me oriente.
Dou para elas a ração dos pequenos camarõezinhos, Gammarus, mas ouvi dizer que só ela não as sustenta muito bem, me disseram que eu deveria revesar entre ela e a “Reptilus”, uma com a embalagem verde. Só que já tentei dar desta ração para elas e preferiram ficar com fome. Sinto que realmente elas comem demais o camarão e sempre querem mais, continuam com fome. Um potinho não dá nem para uma semana.
Como fazê-las acostumar com a outra ração, elas realmente comem tanto assim???
Outra dúvida que tenho é a respeito do cheiro da água do terrário delas que fica com cheiro muito ruim e muito rápido exigindo a troca da água todo dia, o que as vezes me é impossível devido ao horário que fico em casa e tendo de deixá-las dias na água fedendo. Qual o melhor modo de se ter um aquário limpo para tartarugas?? já existem produtos feitos para isto ou algum tipo de bomba de limpeza e oxigenação que sejam mais eficientes???
Há algum cuidado especial para melhorar ainda mais a vida delas???

Karla
Os camarõezinhos que está fornecendo a suas tartarugas de fato são um bom alimento, mas não podem ser o único ítem alimentar em sua dieta. Aconselho que você comece a administrar aos poucos a ração para tartarugas Reptolife, da Alcon, misturada ao Gammarus. Vá aos poucos aumentando a quantidade de Reptolife e reduzindo consequentemente a quantidade de Gammarus. É muito natural que a princípio se recusem a comer qualquer outra ração que lhes seja fornecida porque todas as tartarugas que comem apenas Gammarus desenvolvem uma predileção por estes crustáceos. É preciso ter paciência para acostumá-las a comer outra ração também e ter em mente que uma dieta
apenas com Gammarus apresenta deficiência nutricional. Quanto à limpeza do aquaterrário, sugiro que instale um bomba Duetto, italiana, que funciona muito bem e filtra de forma eficiente a água do aquaterrário. Acredito que deverá resolver seus problemas.
Atenciosamente,

Luiz Roberto Francisco – Diretor do Zoológico de Curitiba