Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Periquitos – Manejo correto




logo_especial

Gostaria de obter algumas informações sobre 2 (duas) aves que pertencem a minhas filhas .

Ave Periquito
Origem: Região de ITU
Tamanho aprox.: 15 cm de altura
Idade: desconhecida

Como diferencio o macho da femea , atualmente os dois estao separados. Qual a alimentação adequada, forneço um mix de alpiste com outro grão que não recordo o nome juntamente com umas bolinhas vermelhas e verdes esse mix, adquiro pronto em uma pet shop. Qual a expectativa de vida? Qual o manejo correto dessas aves?

Otávio
Sr Otávio,
o dimorfismo sexual (diferença sexual) entre os periquitos a princípio consiste em : nos machos a região acima do bico (cera) é azulada e cabeça grande, nas fêmeas a cabeça é pequena e a cera é marrom rosada. As características secundárias são: a distância entre as duas patas é maior na fêmea; a cor da plumagem é mais intensa nos machos; a delimitação das cores é menos evidente nas fêmeas; e o macho normalmente é mais agressivo. Se a dúvida persiste outra técnica é o uso do endoscópio para visualizar os órgãos reprodutivos internos. Na alimentação, basicamente consiste em: 35% de alpiste + 35% milho branco + 25% painço + 5% aveia c/ casca. Ou comprar rações comercialmente preparadas de firmas idôneas em qualquer pet shop. Como alimentação complementar as frutas frescas, frutas secas (nozes, avelã, figos secos, pinhas, uvas passas) nada em excesso; verduras de folhas verdes escuras; frutas e verduras silvestres; e alimentos protéicos (insetos ou pedaços de carne bovina fervida). Além de deixar água à vontade.

A expectativa de vida varia conforme alimentação e manejo, aproximadamente 15-20 anos.

O manejo básico consiste na limpeza diária da gaiola ou viveiro; lavar, escovar, raspar, lixar os puleiros; lavar com água morna os bebedouros; colocar os comedouros fora da posição dos puleiros ( se possível os comedouros devem ser suspensos), evitar contatos com novas aves sem deixar os recém-chegados de quarentena (15 a 25 dias).

Dr. Wagner L. H. Toyama – Campinas – SP